Dica do Nutricionista

Suco termogênico: fácil de fazer e ajuda no emagrecimento

Por Redação Doutíssima 18/07/2015

Se você está precisando de uma ajudinha extra para emagrecer, apostar no suco termogênico pode ser uma excelente alternativa para potencializar o gasto calórico e garantir alguns números a menos na balança. 

 

“Cada pessoa gasta certa quantidade de calorias para o corpo funcionar e realizar as atividades diárias. Os termogênicos têm a função de potencializar esse gasto energético, mesmo no repouso, ajudando no emagrecimento e na eliminação de gorduras localizadas”, ressalta a nutricionista Alice Bayer Monteiro.

suco termogenico

Suco preparado com ingredientes termogênicos potencializa o gasto energético corporal. Foto: Shutterstock

 

Como o suco termogênico age no organismo  

Mas como exatamente os termogênicos atuam no corpo humano? A nutricionista tem a resposta. “O suco termogênico mexe com a temperatura corporal, aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A consequência disso é um gasto maior de calorias diárias”, destaca.

A especialista afirma, ainda, que incluir alimentos com propriedades diuréticas e termogênicas nas receitas de suco pode trazer efeitos muito positivos para quem está querendo perder peso. Segundo ela, os alimentos que possuem um alto potencial termogênico são o chá verde, o chá de hibisco, o chá de oliveira, a pimenta vermelha, o gengibre, a canela, a chia e a linhaça.

Para criar um delicioso suco termogênico, é possível misturar os chás e sementes citados com água gelada. Conforme Alice, outros ingredientes diuréticos que podem ser adicionados são abacaxi, pepino, salsa, hortelã e chás de cavalinha, carqueja e alcachofra.

Antes de preparar o suco, tome cuidado: há certas contraindicações em relação ao consumo. De acordo com Alice, pessoas com hipertensão devem evitar os termogênicos, pois eles agem no sistema nervoso central, aumentam os batimentos cardíacos e a pressão arterial. “Quem sofre de insônia ou enxaqueca também deve ter cuidado”, adverte.

Confira uma receita de suco termogênico

Para usufruir plenamente dos benefícios do suco termogênico, a dica é consumi-lo em jejum. “Assim, o corpo ‘acorda’ e já começa o dia gastando mais calorias”, salienta a nutricionista. É importante que a bebida seja preparada e consumida logo em seguida, para que os alimentos não percam sua propriedade.

Ela também sugere usar água gelada e acrescentar o chá previamente pronto, para bater com gelo. “Assim o suco terá uma temperatura diferente da temperatura corporal (36°). Isso dá um choque no organismo e acelera o metabolismo”, salienta.

Confira, abaixo, uma deliciosa receita de suco termogênico, diurético e desintoxicante, indicada por Alice.

Ingredientes:

– 1 fatia de abacaxi

– 12 maçã

– 1 folha de couve

– 1 xícara de chá de gengibre

– 1 colher de sopa de semente de chia ou linhaça

Modo de preparo:

Faça o chá de gengibre previamente. Coloque um pedaço de dois centímetros de gengibre (picado, ralado ou esmagado) em um litro de água, e ferva por 15 minutos. Pode ser feito na noite anterior. Em jejum, liquidifique o chá com o restante dos ingredientes e beba na hora.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!