Pele

Saiba como escolher o hidratante facial para a sua pele

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Não importa se você pretende disputar uma vaga de emprego ou começar um relacionamento, a pele do rosto é o seu cartão de apresentação. Mas manter a pele com aspecto saudável não é uma tarefa fácil, por isso o hidratante facial surge como opção para quem deseja se ver livre de manchas, ressecamento e até mesmo daquela descamação na pele do rosto.

 

Benefícios do hidratante facial

Os aspectos da pele estão associadas aos seus hábitos alimentares e estilo de vida. Então, se você não tem o hábito de usar hidratante facial, está na hora de começar. Veja abaixo os benefícios que esse produto traz para a sua pele.

hidratante facial

Hidratante para o rosto diminui opacidade da pele e evita surgimento de manchas. Foto: iStock, Getty Images

1. Pele seca

O hidratante facial aumenta a umidade da pele e assim, revitaliza o tecido. A pele seca tem poros pouco visíveis, aparência opaca e ainda apresenta tendência à descamação e vermelhidão.

2. Manchas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o surgimento de manchas na pele está diretamente relacionado à exposição solar, já que os efeitos são acumulativos e proporcionam alterações cutâneas como sardas, bronzeamento e tumores benignos e malignos.

Por isso, na hora de escolher o seu hidratante facial, é recomendado adquirir um produto que apresente em sua composição fator de proteção solar e a sua utilização deve ser diária.

3. Protege contra a poluição

O hidratante facial, por ser enriquecido com vitamina C e E, age contra os radicais livres e diminui os danos causados pela poluição. Quais são os efeitos dos radicais livres no organismo? Essa substância está associada ao envelhecimento precoce da pele e ao câncer.

O câncer de pele, segundo a SBD, é o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros com mais de 40 anos. Para 2014, o Instituto Nacional do Câncer (Inca), divulgou uma estimativa em que 188.020 mil novos casos de câncer de pele deviam ocorrer nesse período no Brasil.

Homens também devem cuidar da pele, já que segundo o INCA, desses 188.020 mil novos casos, 98.420 casos correspondem ao sexo masculino.

 

4. Oleosidade

O hidratante ajuda a manter a pele macia e diminui a luminosidade causada pela oleosidade. Pessoas que têm a pele oleosa devem ter um cuidado maior na hora de escolher o hidratante. Nesse caso, a SBD recomenda que se opte por produtos à base de água, conhecidos como oil-free. A pele oleosa apresenta poros dilatados e tendência ao surgimento de acne.

Como usar o hidratante facial

Durante o dia, dê preferência aos hidratantes que oferecem proteção solar. À noite, limpe a pele e só então aplique o produto.

A frequência de uso irá depender do seu tipo de pele e os problemas que apresenta. Consulte o seu dermatologista para fazer o tratamento correto.

Além disso, a SBD recomenda que os cuidados com a pele comecem a partir da alimentação e dá outras dicas para manter a pele saudável.

1. Sol

Evite longos períodos de exposição solar.

2. Banhos

Evite banhos demorados e muito quentes, especialmente no inverno e outono.

3. Esfoliação

Evite fazer esfoliação em excesso na pele.

4. Alimentação

Mantenha uma alimentação rica em verduras e frutas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!