Dica do Dermatologista > Pele

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Por Dra. Cristhiane Likes Mischiatti Fontoura 12/03/2014

Que o uso de filtros é importante para manter a saúde da pele e evitar doenças no futuro todos sabem. O que deixa dúvidas é como fazer adequadamente o uso de protetor solar

uso de protetor solar

Hoje em dia está em evidência a necessidade de uso de protetor solar e isso é realmente muito importante, pois estamos expostos a níveis cada vez maiores de radiação ultravioleta. Isso aumenta consideravelmente o risco de desenvolver um câncer de pele, bem como do envelhecimento cutâneo. Porém, será que usamos o protetor solar adequado? E o fazemos de modo adequado?

Primeiramente, temos que ter em mente que nenhum protetor solar assegura 100% de proteção contra os raios solares, portanto são necessários outros cuidados. Entre as principais ações complementares destacamos evitar exposição ao sol das 10 às 15 horas, usar outros equipamentos/vestimentas que auxiliam na proteção (como óculos de sol, bonés, chapéus, guarda-sol, sombrinhas, camisas de manga longa, etc).

Agora, indo diretamente ao assunto, o uso de protetor solar parte de uma escolha individual, pois há um produto ideal para cada tipo de pele. Por exemplo, pacientes com acne que possuam a pele mais oleosa necessitam de produtos com toque seco, os ditos livres de óleo. Uma pessoa mais idosa que tenha a pele mais ressecada se beneficiaria com o uso de um protetor solar que já tivesse em sua fórmula algum componente hidratante. E assim por diante.

 

Como fazer uso de protetor solar corretamente

 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preconiza que o FPS (fator de proteção solar) deve ser de no mínimo 30, podendo ser maior dependendo da sensibilidade da pessoa ao sol ou se ela já apresenta alguma doença de pele que necessite de maior proteção.

A primeira aplicação do produto é fundamental e deve ser feita com mais atenção e cuidado, pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol. A reaplicação do produto deve ser realizada a cada 2 horas ou após períodos prolongados de imersão em água.

A quantidade do produto a ser aplicada é outro fator importante e onde a maioria das pessoas erra. A figura abaixo ilustra bem como fazer da melhor forma o uso de protetor solar.

uso de protetor solar

 

Saiba mais:

 

 Base com protetor solar e protetor solar com cor de base: qual a diferença?

Remédios caseiros para queimaduras solares

5 dicas para escolher o protetor solar corretamente

Como evitar a alergia ao sol

Bebê: cuidados com o sol

Como se proteger da insolação

Como tomar sol no verão sem estragar a pele