Pele

Tratamento para espinhas: confira as opções de maior sucesso

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

É raro encontrar alguém que pelo menos uma vez na vida não tenha passado por uma fase em que a acne apareceu e gerou problemas. Quem sofre com esse problema, não tarda a procurar alguma forma de tratamento para espinhas.

 

A escolha pelo tratamento para espinhas

 

O tratamento para espinhas ideal varia conforme o seu tipo de pele e o seu grau de acne. Caso você não saiba qual é o mais adequado para você, confira nesse artigo a lista que contém as opções de maior uso e sucesso na atualidade.

tratamento-para-espinhas

É recomendável procurar dermatologista para escolher como tratar a acne. Foto: iStock, Getty Images

Veja como é o tratamento para espinhas

 

Acne de grau I

 

Para o tratamento de espinhas de grau I, o mais indicado é o uso de retinoides. Os retinoides são substâncias derivadas da vitamina A e que não requerem receita médica para a aquisição.

 

Além disso, o ácido salicílico geralmente é usado para tratar casos mais leves de acne ou até para melhorar o aspecto da pele de quem não tem acne, devido às suas propriedades farmacológicas.

 

É muito aplicado devido à sua versatilidade: ao mesmo tempo que promove a esfoliação da pele, controla as inflamações e a formação de comedões. Produtos com ácido salicílico podem ser encontrados com facilidade em produtos cosméticos.

 

No entanto, não use no tratamento de espinhas produtos com retinoide e ácido salicílico de forma simultânea, pois isso aumenta o risco de irritação da pele.

 

Acne de grau II

 

Já para o tratamento para espinhas de grau II, os medicamentos podem ser usados de várias formas, que dependem do veículo utilizado. Em um creme, por exemplo, apenas uma pequena fração é o princípio ativo, o resto é uma mistura de componentes inertes.

 

O ácido retinoico tópico (passado na pele na forma de gel ou creme), quando associado ao peróxido de benzoila, desde que bem administrado, é muito efetivo contra a acne.

 

Acne de grau III

 

Em casos de acnes de grau III já é comum que o tratamento seja feito juntamente com um acompanhamento médico mais efetivo. Geralmente, a indicação profissional é para que seja feito o uso de antibióticos juntamente com produtos para a pele.

 

No caso das mulheres, pode ser prescrito um anticoncepcional para complementar o tratamento.Também pode ser usado um antibiótico tópico em conjunto com o antibiótico oral.

 

É importante lembrar que antibióticos são medicamentos cuja eficiência depende de uma receita médica bem feita e do paciente. É preciso seguir à risca as prescrições deste tipo de remédio. Os antibióticos mais comuns para o tratamento da acne são a tetraciclina e aminociclina.

 

O que fazer em casos avançados

 

Para acnes em graus mais avançados como é o caso de acnes em graus IV e V, o tratamento com antibióticos é o padrão, podendo ser substituído por ações mais fortes em caso de insucesso. Apenas um dermatologista pode fazer a avaliação da pele e do tratamento mais indicado para espinhas mais profundas.

 

Em termos de manutenção do quadro, uma vez que a acne estiver controlada, pode ser usado um retinoide tópico com ou sem acompanhamento do peróxido de benzoila. Ou então, o peróxido de benzoila acompanhado ou não de um antibiótico tópico. Porém, igualmente cabe ao médico responsável fazer a indicação que mais se adapta ao seu perfil de acne.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!