Estética

Óleo de rosa mosqueta é indicado para combater estrias

Por Redação Doutíssima 26/07/2015

Já usado na medicina fitoterápica há muitos anos, o óleo de rosa mosqueta é reconhecido popularmente por suas propriedades cicatrizantes. Com uma recente onda de preferência por tratamentos naturais, esse e outros produtos ganham espaço na rotina de quem busca soluções para o bem-estar.

Óleo de rosa mosqueta: propriedades e usos

Um artigo publicado por Joyce Silva dos Santos , Ana Beatriz Duarte VieiraI  e Ivone Kamada na Revista Brasileira de Enfermagem revisou diversos estudos científicos sobre o óleo de rosa mosqueta e compilou informações sobre as propriedades e os usos do produto natural.

Óleo de rosa mosqueta

Estrias podem ser suavizadas com o uso de óleo de rosa mosqueta. Foto: Shutterstock

O trabalho cita que já existem vários estudos científicos sobre esse óleo e que pesquisas foram incentivadas pelo uso popular do fitoterápico. Cientistas já foram capazes de comprovar as propriedades anti-inflamatórias, bacteriostáticas e imunomoduladoras presentes na essência.

Na composição, o óleo apresenta uma associação de ácidos graxos essenciais, que tornam o produto ideal para ser usado na terapia de feridas abertas, potencializando a cicatrização. Ele ainda possui compostos antioxidantes, como vitaminas C e E, antioxidantes e carotenoides que protegem as células novas que surgem na regeneração.

Além disso, os antioxidantes presentes na composição natural do óleo de rosa mosqueta auxiliam no combate à formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células do organismo. A vitamina C, conhecida como ácido ascórbico, também estimula a proliferação celular e a síntese de colágeno, processos importantes na cicatrização.

Óleo de rosa mosqueta atua na prevenção de estrias

Estrias têm tratamento, mas segundo um artigo publicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a prevenção é a melhor maneira de lidar com o problema. Uma das melhores maneiras de evitar o surgimento das cicatrizes na pele é a hidratação.

No artigo, a vice-presidente da SBCD, Eliandre Costa Palermo, afirma que o uso de alguns ativos presentes em cosméticos inibe o desenvolvimento das estrias. O óleo de rosa mosqueta é um dos citados, assim como o ácido de frutas, óleo de semente de uva e retinol.

Alguns desses ativos precisam de recomendação e receita médica, por isso uma consulta ao dermatologista é indispensável. Durante a gravidez o aparecimento de estrias pode ser uma preocupação, nesse caso a consulta com um médico especialista é ainda mais importante.

 

O óleo de rosa mosqueta pode ser usado não apenas na prevenção, mas também no tratamento de estrias. A diferença é que em qualquer caso desse tipo de cicatriz formado pelo estiramento da pele, quanto mais cedo for iniciado o combate, melhor será o resultado.

A SBCD informa que os resultados são mais satisfatórios quando o tratamento para estrias é feito logo que elas surgem, quando ainda são recentes e têm aspecto rosado. O uso de lasers, ácido retinoico, ácido glicólico, microdermoabrasão e radiofrequência são alguns dos mais indicados na tentativa de eliminar as cicatrizes esbranquiçadas da pele.