Estética

Estrias brancas: saiba quais são os tratamentos mais indicados

Por Redação Doutíssima 29/05/2014

As estrias brancas são um problema na pele muito mais comum do que o público feminino gostaria. Cerca de 90% das mulheres sofrem com elas. Após sua formação, as estrias são muito difíceis de eliminar e, depois que elas assumem uma tonalidade cinza ou branca, o nível de dificuldade se torna ainda maior.

As estrias brancas podem ser causadas pelo rápido ganho e perda de peso, o chamado efeito sanfona. A estria se forma devido as tensão que tal efeito coloca sobre a pele, sendo ele superior a sua capacidade de estiramento.

As estrias brancas podem surgir também em decorrência do ganho e perda de peso. Foto: Shutterstock

As estrias brancas podem surgir também em decorrência do ganho e perda de peso. Foto: Shutterstock

A maior parte das mulheres desenvolve estrias brancas durante a gravidez, bem como muitos adolescentes também registram casos de acordo com o crescimento. As estrias brancas podem ainda surgir com a obesidade.

Tratamento para estrias brancas

Durante a sua fase inicial, as estrias brancas podem ser tratadas por meio de terapias tópicas, como cremes específicos. Após esta fase inicial as estrias brancas requerem outro tipo de tratamento. A única forma de remover as estrias brancas é por meio de cirurgia, porém, existem outras formas de atenuá-las.

A abdominoplastia é indicada especialmente para as estrias brancas que surgem devido à gravidez e para aquelas causadas por muita perda de peso. Outra opção é o tratamento a laser, no qual os feixes de luz centram-se em secções individuais de pele durante cada sessão. Porém, este tipo de tratamento exige uma série de visitas ao médico. Quando os tratamentos estiverem completos, a pele circundante não afetada irá agir como uma barreira e ajudar no processo de regeneração.

Outros tratamentos

A dermoabrasão também é indicada para o tratamento de estrias brancas, atuando na redução da sua incidência, embora não as remova totalmente. Este tipo de tratamento incide sobre a camada superficial da pele, já as estrias brancas localizam-se na camada intermédia da pele.

Existem vários outros tipos de tratamento que reduzem as estrias brancas, como a fototerapia para repigmentação, os peelings de ácido glicólico, que são muitas vezes utilizados para reduzir o aparecimento de estrias brancas.

Já o ácido alfa hidroxila vem em várias concentrações e pode ser feito e aplicado em um spa, em um consultório médico ou mesmo em casa. Neste último caso, pode ser necessária a realização de várias sessões e a manutenção do tratamento.

Se você precisa de uma solução rápida, tente loções para bronzeamento artificial. Este tipo de loção escurece a pele e pode esconder as estrias brancas, as quais acabam se misturando com pele circundante e, assim, se tornam não tão perceptíveis.

A mesoterapia ou intradermoterapia também é muito usada para o tratamento de estrias brancas. Ela consiste na aplicação de substâncias como hialuronidase, tiratricol, xantina e derivados da alcachofra, do girassol e cafeína. Os compostos são aplicados conforme a situação de cada paciente.

As estrias brancas, principalmente as mais finas, podem apresentar melhora com aplicação de misturas com ácido hialurônico, buflomedil e asiaticosídeo. São indicadas em médias de cinco a dez sessões com 30 minutos cada. As sessões podem ser feitas semanalmente. Os resultados normalmente acabam aparecendo na terceira sessão, mas isto também depende da indicação clínica e do tipo de problema a ser tratado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite