Dica do Nutricionista

É verdade que a quitosana emagrece? Descubra como

Por Redação Doutíssima 07/01/2015

Você já deve ter lido ou ouvido que quitosana emagrece, não é mesmo? Esta fibra age como uma esponja natural dentro do intestino, fazendo com que o organismo seja incapaz de absorver a gordura dos alimentos e a libere durante a evacuação.

Sua fórmula é uma fibra extraída do exoesqueleto de frutos do mar, como por exemplo, siris, camarões, lagostas e caranguejos. Por isso, quem tem intolerância ou alergia a esses alimentos não pode consumir quitosana.

quitosana emagrece

Quitosana deve ser usada com cuidado por quem deseja perder peso. Foto: iStock, Getty Images

Quitosana emagrece de verdade?

Ainda não há estudos efetivos que comprovem o real efeito da quitosana no organismo durante o processo de perda de peso. Os especialistas sabem, no entanto, que esta fibra é capaz de inibir o apetite e promover a sensação de saciedade por mais tempo e, quando consumida junto com as refeições, a quitosana emagrece, pois faz com que a pessoa coma menos.

A quitosana emagrece sem sombra de dúvidas quando aliada a uma dieta hipocalórica, ou seja, de baixo consumo energético, e com prática de atividade física regular – ao menos, meia hora de caminhada por dia.

O ideal é fazer refeições com frutas, verduras, legumes, proteínas magras e uma porção de carboidrato por dia. O consumo de água, 2 litros por dia, também é vital para o emagrecimento.

Vendida em cápsulas e comprimidos, a quitosana deve ser recomendada por um nutricionista ou endocrinologista, mesmo que seja liberada a venda em farmácias. O acompanhamento de uma especialista é sempre importante para evitar possíveis problemas de saúde e efeitos colaterais.

Quitosana emagrece quando ingerido corretamente

A quitosana emagrece porque impede que a gordura seja liberada durante o processo de digestão. Por isso, as enzimas usadas nesse processo não atuam e são excretadas, junto com a gordura absorvida pela fibra, que consegue absorver oito vezes o seu peso.

Mas para que isso aconteça, a quitosana deve ser ingerida cerca de meia hora antes das refeições. Não mais do que isso, porque se não ela começará agir no intestino antes da chegada do alimento e poderá causar efeitos colaterais.

Contraindicações da quitosana

A quitosana está classificada como medicamento no Brasil e tem liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializada no país em forma de comprimidos avulsos, saches, potes e tablets.

Por isso, é de fácil acesso para compra. Você consegue em farmcias físicas áe em sites que vende produtos estéticos. O preço é bem acessível.

Quitosana emagrece pessoas que não sejam alérgicas ou intolerantes a frutos do mar. Quem sofre com o problema está impedido de consumir o produto. Um dos principais efeitos colaterais é o inchaço das vias superiores.

A pessoa pode, inclusive, sofrer um choque anafilático e ir a óbito. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também devem evitar a fibra.

A quitosana, em alguns casos, também pode causar constipação e dor no estômago. O acompanhamento com um nutricionista ou endocrinologista é importante, pois a fibra pode reduzir a absorção de nutrientes importantes para o organismo, como as vitaminas A, D, E e K e o cálcio.