Dica do Nutricionista

Confira a lista de alimentos ricos em vitamina C

Por Redação Doutíssima 04/08/2015

Você provavelmente já ouviu falar na necessidade de inclusão dos alimentos ricos em vitamina C no cardápio. De fato, eles são imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo. Especialmente porque o nutriente contém poderosos antioxidantes, que ajudam a estimular o sistema imunológico e fortalecer as defesas do organismo.

 

A nutricionista Thais Verdi confirma alguns benefícios fornecidos pelos alimentos ricos em vitamina C. “Eles são capazes de anular a ação dos radicais livres, protegendo o corpo dos problemas de saúde causados pela contaminação do meio-ambiente. Além disso, ajudam a evitar o surgimento de cânceres, doenças cardíacas e respiratórias”, enfatiza.

alimentos ricos em vitamina c

Consumo diário e ideal de vitamina C ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Foto: iStock, Getty Images

 

Alimentos ricos em vitamina C: como consumir

Além de fortalecer as defesas do corpo, por possuírem antioxidantes, os alimentos ricos em vitamina C auxiliam no processo de cicatrização de feridas, sangramentos de gengivas e pequenos cortes, além de prevenirem o envelhecimento precoce da pele.

De acordo com Thais, a quantidade média necessária de vitamina C para homens e mulheres, a partir dos 15 anos, é de 60 miligramas diárias. “No entanto, especialistas do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos estão revisando a quantia, com objetivo de aumentá-la”, aponta.

“O novo valor, em estudo, poderá variar de 100 mg até, no máximo, 200 mg por dia. Se a nova recomendação for aprovada, essa cota poderá ser facilmente atingida através do consumo de, em média, uma goiaba ou duas laranjas-pera por dia”, destaca a nutricionista.

Segundo ela, as frutas são um dos grupos alimentares que contêm mais vitamina C. “Frutos vermelhos, como morango,  framboesa, groselha vermelha e preta e frutos cítricos, como a laranja, a toranja, a tangerina e o limão são alimentos ricos em vitamina C”, lembra.

Na lista, também entram o kiwi, o mamão, a manga e a goiaba. Os vegetais e legumes, tal como as frutas, têm também uma quantidade considerável de vitamina C. “Vegetais de folhas verdes, como o espinafre, a alface e o brócoli, além das couves e da couve-flor, também são indicados”, orienta Thais.

Receitas com alimentos ricos em vitamina C

Há alguns indícios da falta de vitamina C no corpo humano, manifestados através de sintomas físicos e psicológicos. “A pessoa acaba ficando muito mais propensa às gripes e aos resfriados, as gengivas sangram com facilidade e a hemorragia nasal é frequente”, adverte Thais.

Além disso, a pessoa pode ficar apática, sem vontade de fazernada e sentir-se ora deprimida, ora ansiosa. Por isso, vale a pena seguir as recomendações médicas e consumir as quantidades indicadas de vitamina C.

 

Confira, abaixo, duas receitas com alimentos ricos em vitamina C:

1. Mousse de maracujá light

Ingredientes:

 

– 1 copo de suco de maracujá natural

– 1 copo de iogurte diet

– 2 claras em neve

– 1 xícara de pera

– 1 xícara de gelo

– 1 gelatina sem sabor

– 1 xícara de água

– 5 gotas de adoçante

 

Modo de preparo:

 

Dissolva a gelatina na xícara de água. Coloque no liquidificador com todos os ingredientes e, por último, as claras em neve. Bata levemente e leve as formas à geladeira.

 

2. Frango com laranja

 

Ingredientes:

 

– 1 frango de aproximadamente 1,5 kg cortado em pedaços e temperado com sal e pimenta do reino a gosto

– 4 colheres de chá rasas de farinha de trigo

– 1 xícara de suco de laranja

– 1 colher de sopa de molho de soja

– 1 colher de sopa rasa de casca de laranja ralada

– ½ colher de café de tomilho seco

– 1 colher de café rasa de páprica

– Gomos de 2 laranjas-pera

 

Modo de preparo:

 

Doure o frango. Salpique com a farinha de trigo. Despeje o suco de laranja. Junte o resto dos ingredientes, menos os gomos de laranja. Quando ferver, tampe, abaixe o fogo e acabe de cozinhar. Por último, acrescente os gomos de laranja.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!