Dieta

Frutas vermelhas ajudam a combater o envelhecimento precoce

Por Redação Doutíssima 04/05/2015

Uma porção de frutas vermelhas, além de deliciosa, pode ser extremamente benéfica para a saúde. Isso porque alimentos como framboesa, morango, melancia, amora e goji berry são ricos em antioxidantes e vitaminas, substâncias essenciais para manter o bom funcionamento do organismo, combater doenças e o envelhecimento precoce da pele.

A constatação da Escola de Saúde de Harvard, nos Estados Unidos, é de que uma dieta rica em frutas com essa classificação pode diminuir a pressão sanguínea, reduzir o risco de ataques cardíacos e derrames e até mesmo ajudar a prevenir alguns tipos de câncer.

Outros estudos comprovaram ainda que os nutrientes presentes nas frutas vermelhas ajudam a emagrecer e a controlar o apetite.

frutas-vermelhas

Frutas vermelhas são ricas em vitaminas e em antioxidantes. Foto: iStock, Getty Images

Conheça os benefícios das frutas vermelhas

De acordo com o Departamento Americano de Agricultura, podem ser incluídas no grupo das frutas vermelhas todas as que possuem tonalidade avermelhada, ou até mesmo roxa. Aí entram todas aquelas frutinhas de coloração e sabor vibrantes: amora, cereja, framboesa, morango e mirtilo. Mas, afinal, por que elas são tão benéficas para o organismo?

A frutas vermelhas possuem muitas vitaminas, especialmente as do complexo B, C e E. Elas são responsáveis por auxiliar no funcionamento das células do corpo humano, ação que ajuda a retardar o envelhecimento da pele.

Além disso, essas frutinhas são ricas em fibras que auxiliam no funcionamento do intestino e na redução do colesterol prejudicial à saúde. Quem busca usufruir desses benefícios deve consumir frutas como acerola, morango, melancia, maçã e cereja. Elas são as mais ricas em vitaminas.

O poder de emagrecimento e rejuvenescimento proveniente das frutas vermelhas está relacionado aos antioxidantes presentes em sua composição, como antocianinas e flavonoides. Eles ajudam a “limpar” o corpo, neutralizando a ação dos radicais livres, responsáveis por causar danos ao organismo.

Frutas que possuem alta quantidade de água em sua composição, como a melancia, também podem ter efeito diurético. As frutinhas vermelhas mais indicadas para quem busca o emagrecimento são goji berry, amora e framboesa, pois elas contribuem para aumentar a sensação de saciedade, regulam o funcionamento do intestino e reduzem o colesterol ruim.

Ainda devido à quantidade de antioxidantes presentes em sua composição, as frutas vermelhas têm poder antiinflamatório, ajudando a proteger o sistema imunológico.

Além disso, uma substância presente nas frutas, conhecida como antocianina, pode ajudar a diminuir o desenvolvimento de tumores cancerígenos. E mais: é eficaz na melhoria das funções cerebrais e da visão.

Cuidados ao consumir frutas vermelhas

Para aproveitar plenamente os benefícios das frutas vermelhas, é preciso ter alguns cuidados. A quantidade diária de consumo recomendada pelos nutricionistas é de três a cinco porções.

Uma dica é variar: consumir tanto a fruta natural, como também misturá-la com iogurtes ou preparar um suco detox, com várias frutas.

Antes de consumir as frutas, é preciso fazer a higienização correta, lavando-as bem com água corrente. Você deve prestar atenção também à origem das frutas vermelhas, se certificando de que não contenham alta concentração de agrotóxicos. Assim, será possível usufruir de todos os nutrientes.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!