Motivação > Slider Home

Tire proveito da neuroplasticidade para conseguir emagrecer

Por Redação Doutíssima 04/08/2015

Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neural e neuronal, é um termo usado por neurocientistas e outros estudiosos do cérebro humano para se referir à capacidade do órgão em se modificar em qualquer idade. É como uma flexibilidade que ajuda a desenvolver melhores maneiras de guardar as informações e distribuir estímulos.

 

Entenda melhor a neuroplasticidade

A matéria do cérebro é capaz de encolher ou aumentar e, mais do que isso, de desfazer conexões e fazer novas. Isso caracteriza a neuroplasticidade. São as mudanças anatômicas entre as conexões dos neurônios.

neuroplasticidade

Mudança de padrões mentais ajuda na perda de peso e na garantia do bem-estar. Foto: iStock, Getty Images

Quando você aprende uma coisa nova, como um novo passo de dança, novas conexões neurais se formam. O mesmo acontece quando uma parte do cérebro é danificada e não pode mais atender as necessidades do corpo. Nesse caso, o órgão religa “os fios” com outras partes que assumem uma nova função.

Essa possibilidade incrível de se reconectar e se adaptar a novas informações é a plasticidade neural. E ela não acontece apenas quando o organismo precisa de uma nova maneira de transmitir informações. Com exercícios e estímulos certos, é possível fazer isso conscientemente.

Neuroplasticidade para emagrecer

Se mudar as conexões cerebrais pode transformar como o seu cérebro reage em diversas situações, a neuroplasticidade pode ser usada para mudar a sua relação com a comida, podendo até auxiliar no tratamento contra transtornos alimentares.

Mas até quem não tem nenhum tipo de distúrbio e quer perder alguns quilos pode mudar a relação com atividade, saúde e alimentação através da mudança de padrões mentais, ativando a neuroplasticidade.

Cyro Masci, médico, psiquiatra e clínico geral comenta, em um artigo, que o cérebro de quem quer emagrecer também pode ser exercitado para auxiliar na perda de peso. Uma das atividades propostas é, durante o processo de emagrecimento, voltar-se para filmes, livros e programas de TV de comédia. Isso porque a risada produz substâncias benéficas para o corpo.

Evitar a tensão ajuda também, já que quando o corpo entra em estado de alerta, produz cortisol, elemento que dificulta a perda dos quilos extras. Criar experiências de realização, de modo geral, é bastante positivo no processo. Envolva-se em aprender algo novo que você deseja, transforme isso em um momento de contentamento e aproveite as pequenas vitórias.

Atividades físicas que contribuem para o equilíbrio mental têm efeitos positivos. Envolva-se com dança, yoga, pilates ou esportes que precisam de concentração e equilíbrio para estimular a neuroplasticidade.

Por último, o médico recomenda algo que comprovadamente funciona: tenha apoio. Não é preciso se envolver em grupos de emagrecimento, mas mantenha um círculo social positivo.

Evite os relacionamentos tóxicos e invista seu tempo em atividades com pessoas que fazem com que você se sinta bem no seu momento atual e que, ao mesmo tempo, apoiam a sua decisão de emagrecer. Dar e receber afeto, compreensão e conforto faz com que as pessoas se sintam mais seguras e completas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!