Motivação

Pela igualdade de gêneros! Você pode ser feminista sem nem saber, confira!

Por Redação Doutíssima 12/05/2014

igualdade de gênerosVocê pode amar os homens e amar você ao mesmo tempo, sabia? O feminismo, o machismo e a igualdade de gêneros são assuntos que, apesar de necessitarem de discussão, continuam sendo negligenciados. Que as ideias feministas estão ficando cada vez mais populares, disso não há dúvidas. Todo mundo já ouviu falar, tem uma prima que é e um tio que critica, mas o que acontece é que muita gente que não sabe, de fato, o que é o feminismo e nem a diferença entre ele, o machismo e a igualdade de gêneros.

 

 

Igualdade de gêneros x Machismo x Feminismo

É claro que ninguém é obrigado a saber o que significa, nem tomar partido de um ou de outro lado da moeda. Porém, a partir do momento em que se decide opiniar sobre o assunto, o mínimo esperado é que a pessoa entenda do que está falando.

Entre as pessoas que se dizem contra o feminismo, é comum escutar frases de efeito, como as seguintes:

  • “Não sou feminista, sou feminina”;
  • “Não sou feminista e nem machista”;
  • “Não sou feminista e nem machista, sou humanista”;
  • “Não sou feminista, acho que todos deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos”.

 

É importante ressaltar que o feminismo não quer o ódio, nem tampouco pregar que as mulheres são superiores aos homens. A verdadeira “bandeira” levantada pelos feministas é a da igualdade de gêneros, ou seja, o grande motivo da luta é o desejo que a dominação de um gênero sobre outro chegue ao fim, assim como todos os outros preconceitos envolvidos.

Ao contrário do que muita gente continua pensando e propagando, o feminismo não é o antônimo de machismo, pois o machismo é um sistema de dominação, que oprime inclusive aos homens, estes que não podem ser sensíveis sem serem fracos ou femininos sem serem gays. E quando são gays também não se enquadram no sistema, pois gay é mulherzinha e mulher é inferior.

Se você faz parte do grupo que diz “não sou feminista, acho que todos deveriam ser tratados igualmente e ter os mesmos direitos” você está dizendo, na verdade: “não sou feminista, mas sou feminista”. E se você se diz humanista, lembre-se que o humanismo é uma filosofia baseada na razão humana e na ética, que coloca o ser humano acima do sobrenatural, de deuses, de dogmas religiosos, da pseudociência e das superstições, o que não tem nada a ver com o assunto de igualdade de gêneros.

 

 

É possível ser feminista e feminina?

É possível, sim, ser feminina e feminista, se você quiser. E não ser feminina também não é um problema. É possível usar maquiagem, mostrar o corpo, se interessar por homens, por mulheres. É possível até mesmo ser homem e ser feminista. Feminismo não tem nada a ver com ser inimiga dos homens. Também não tem nada a ver com deixar de usar batom, salto ou sentir obrigatoriamente atração por mulheres. Não é que você tenha que deixar de ser feminina ou o contrário, o feminismo tem a ver com fazer o que quiser, como e quando quiser.

Ser feminista não significa que você não quer ter filhos, mas que você quer poder escolher como e quando esses filhos virão, e se virão. E se não vierem, não ser julgada por isso.

Feminismo é uma coisa: liberdade. E é várias coisas ao mesmo tempo, pois não se trata de uma doutrina com certo e errado, mas de um processo de amadurecimento da sociedade.

 

 

igualdade de gênerosNão há nenhum problema em ser feminista

Se você concorda que uma mulher deve receber o mesmo valor que um homem para realizar o mesmo trabalho, que mulheres devem ser as únicas responsáveis pela escolha da profissão, sem que exista distinção entre “profissão de homem” e “profissão de mulher“, que cuidar das crianças ou da casa não é tarefa de mulher, que uma mulher não pode sofrer violência física ou psicológica por se recusar a fazer sexo ou a obedecer ao pai ou marido, que mulheres não podem ser espancadas ou mortas por não quererem continuar em um relacionamento afetivo, que mulheres têm direito de se vestirem como quiserem sem que sejam alvos de xingamentos ou vítimas de estupro, parabéns, você é uma feminista e não há nada de errado nisso.

Se você acredita na igualdade de gêneros, na igualdade de direitos entre homens e mulheres e na liberdade, se você deseja ver o dia em que os direitos serão realmente iguais, você é feminista. E mesmo que você não seja ativista e que você não concorde com algumas das pautas supracitadas, não tem problema. O feminismo não é uma cartilha a ser seguida, mas uma discussão que visa um objetivo maior: a igualdade! Não é preciso militar no feminismo para acreditar em nenhuma dessas coisas. Basta ter vontade de mudar as coisas e a melhor forma de começar a fazer isso é mudando a si mesmo.

 

 

Veja o depoimento de uma feminista:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais: