Bem-Estar > Motivação

Saiba como ir aos jogos olímpicos 2016 sem gastar muito

Por Redação Fortíssima 18/05/2016

A contagem regressiva para os jogos olímpicos 2016 já começou: faltam menos de 80 dias para o megaevento que reunirá em solo brasileiro os melhores atletas de todo o mundo. Se você vai acompanhar as disputas de pertinho e ainda não organizou os detalhes para usufruir dos dias de competição no Rio de Janeiro, vale contar com algumas dicas.

Hospedagem, alimentação, passeios e transporte. Sem planejamento, você pode acabar extrapolando o orçamento com esses gastos. Por isso, a hora de se organizar e encontrar alternativas para usufruir do melhor da cidade – sem assalto no bolso – é agora. Veja a seguir algumas dicas pontuais.

Dicas para economizar no Rio de Janeiro

Se você estará no município apara fazer turismo, confira abaixo algumas sugestões para usufruir plenamente da sua experiência nos jogos olímpicos 2016 – tudo sem gastar excessivamente e com a consciência tranquila.

  1. Hospedagem

Para quem deseja investir pouco em hospedagem, procurar opções de albergues é uma alternativa que sai menos cara para o bolso. Outra possibilidade é pesquisar através de plataformas online de couchsurfing, que funciona como uma rede colaborativa. Quem tiver um lugar vago (mesmo que seja só um sofá), pode se oferecer para hospedar outras pessoas.

  1. Transporte

O mapa de transportes oficial do Rio 2016 reúne todas as informações de que você necessita para se locomover durante os jogos. Ali constam as principais rodovias e alternativas de transporte público para atender ao evento. Uma boa alternativa é recorrer ao metrô, cuja tarifa sai mais barata. As principais linhas são a 1, a 2 e a 4.

Para quem prefere o conforto de um táxi, a dica é fazer um acordo com o motorista. Verifique a possibilidade dele estar a seu serviço nos dias necessários e qual seria o valor cobrado para isso. Assim, diminui a possibilidade de surpresas desagradáveis na hora de pagar a corrida.

  1. Turismo

Se você pretende aproveitar os dias no Rio de Janeiro para curtir os pontos turísticos, organize-se com antecedência. Pesquise sobre os locais que você deseja visitar e defina o orçamento necessário para arcar com o valor das entradas. Se possível, compre os bilhetes com antecedência na internet e tente usufruir de cupons.

Jogos olímpicos 2016

Organize-se com antecedência para evitar gastos desnecessários no RJ. Foto: iStock, Getty Images

Segurança nos jogos olímpicos 2016

Como ocorre em qualquer evento de grande porte, os jogos olímpicos 2016 vão exigir dos turistas atenção em relação à segurança.  De acordo com informe do Ministério do Turismo, a cidade espera receber entre 250 e 350 mil pessoas vindas de fora do país. Diante desse cenário, vale ficar atento a algumas medidas preventivas de autoproteção.

  1. Pesquise com antecedência os horários e locais onde as provas que você irá assistir serão realizadas. Prefira usar o transporte público para planejar o melhor trajeto
  1. Procure se manter afastado de confusões ou brigas
  1. Caso seja abordado por um criminoso, não reaja
  1. Prefira sair com cartão de débito. Se precisar levar dinheiro, não carregue grandes quantias
  1. Quando for aos jogos, evite usar joias, relógios e objetos que possam chamar a atenção de pessoas mal intencionadas
  1. Caso leve bolsas ou sacolas, mantenha-as na parte da frente do corpo
  1. Se levar o celular, evite o uso em meio à multidão. Procure um local reservado ou estabelecimento comercial quando precisar falar ao telefone.

E aí, anoutou as dicas para economizar e aproveitar os jogos olímpicos 2016? Depois conte para a gente como foi a sua experiência.