Bem-Estar > Motivação

Meetup: fique por dentro da rede social de grupos locais

Por Redação Fortíssima 01/01/2016

O Meetup é uma rede mundial de grupos locais. Através dele, qualquer pessoa pode organizar um grupo que se reúne ao vivo. Atualmente, mais de 9 mil grupos se encontram diariamente, todos com o objetivo de alcançar melhorias pessoais ou coletivas.

Basicamente, a rede ajuda a formar grupos de pessoas com os mesmos interesses e paixões. Segundo os organizadores, o objetivo é dar vida às comunidades locais, com a crença de que pessoas reunidas podem fazer a diferença: melhorar a si mesmas e até mudar o mundo inteiro.

Meetup-istock-getty-images-doutissima

A rede ajuda a encontrar pessoas que defendem causas semelhantes. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o Meetup

A rede ajuda a encontrar, em reuniões presenciais, pessoas que possuem interesses e defendem causas semelhantes. Os grupos são gerenciados pelos próprios organizadores. Eles adicionam eventos  na agenda e mantêm os membros informados sobre as atividades.

Também são eles que decidem como o grupo funciona, quais os tópicos, as atividades e os requisitos para se tornar membro. Ou seja, o organizador é quem faz tudo funcionar – mas geralmente não faz isso sozinho. A maioria escolhe uma equipe de liderança, que inclui organizadores assistentes, que também podem contar com a ajuda de outros membros.

Muitos grupos são abertos ao público, enquanto outros requerem aprovação de um organizador para a entrada. No segundo caso, você visualizará uma mensagem avisando, após submeter o seu perfil. Você receberá um e-mail automático quando for aprovado.

Para se tornar membro de um grupo é simples. Quando você encontrar o Meetup do qual quer participar, entre na página dele e clique no botão Junte-se a nós, você será redirecionado à página de perfil daquele grupo. De acordo com as regras, pode ser necessário adicionar uma foto ou responder perguntas específicas.

Se você ainda não tiver uma conta, vai ser preciso criar uma entrar em grupos Meetup. Se já tem uma conta, fazer login é obrigatório antes de tentar executar qualquer ação e realmente se engajar.

Devo pagar algo para ter uma conta?

Ter uma conta de membro no Meetup, participar de grupos e ir a eventos são atividades totalmente gratuitas. No entanto, organizadores precisam assinar um plano de organizador para criar e gerenciar grupos.  Para ajudar a cobrir os custos, é comum que alguns cobrem ingressos, taxas ou contribuições daqueles que participam.

Mas a equipe do Meetup ressalta que é importante frisar que eles não possuem qualquer interferência sobre o estabelecimento, a coleta, a distribuição ou o gerenciamento de ingressos, taxas ou contribuições recolhidos. Todos esses trâmites são de responsabilidade exclusiva do organizador e seus membros.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!