Dica do Nutricionista

Fique atento à alimentação para ganhar massa muscular

Por Redação Doutíssima 08/08/2015

A alimentação para ganhar massa muscular pode fazer a diferença no seu visual mesmo se você não malha pesado. Para quem pratica exercícios para definir e deixar o corpo torneado, escolher os alimentos certos potencializa os efeitos da atividade.

 

Alimentação para ganhar massa muscular

A nutricionista Rita Cherutti informa que a fórmula é simples: investir em proteínas magras e carboidratos complexos para aumentar a massa magra.

alimentacao para ganhar massa muscular

Proteínas e carboidratos complexos podem ajudar na conquista da massa muscular. Foto: iStock, Getty Images

“As proteínas auxiliam na formação de estruturas essenciais como aminoácidos. Os alimentos integrais, pelo fato de ficarem mais tempo no organismo sem gerar picos glicêmicos, não prejudicam o ganho de massa magra”, explica a especialista.

A alimentação para ganhar massa muscular pode ser feita por qualquer pessoa, mas Rita comenta que cada caso é único. A ingestão diária dos alimentos certos depende do peso de cada indivíduo, das atividades que pratica e com qual intensidade.

Sendo assim, para garantir uma alimentação para ganhar massa muscular com sucesso é preciso consultar um nutricionista ou nutrólogo. Apenas profissionais com a formação específica podem recomendar um cardápio adequado aos seus gostos e seus objetivos.

Rita ainda menciona que, sim, é possível somente com a alimentação certa para ganhar massa muscular perceber os efeitos no corpo. Porém, ela não recomenda. “Teríamos que elaborar uma dieta com teor proteico mais alto, o que prejudica a saúde”, diz.

Para conseguir o ganho de massa magra, a ingestão diária de calorias precisa ser reduzida e a quantidade de proteínas aumentada.  Mas Rita lembra que tal solução pode sobrecarregar alguns órgãos vitais.

Por isso, é ideal apostar na alimentação para ganhar massa muscular aliada de atividades físicas para esse fim.

Outra dica da nutricionista é lembrar os alimentos que não contribuem para o ganho de massa muscular. “Os alimentos que prejudicam o ganho de massa magra são os carboidratos simples, pois demandam uma grande quantidade de insulina circulante, gerando picos de glicemia”, explica.

O alto índice glicêmico gera um descompasso hormonal, segundo a nutricionista, prejudicando o ganho de massa muscular .

Suplementação para ganhar massa muscular

A suplementação pode ou não fazer parte da alimentação para ganhar massa muscular, mas ela não pode nem deve substituir os alimentos. A nutricionista ensina que esses adicionais devem ser prescritos quando a dieta não é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para uma pessoa.

“Toda a dieta deve ser individualizada, pois é preciso levar em conta a rotina de trabalho, de exercícios, frequência e intensidade das atividades para, somente assim, avaliar a necessidade da suplementação”, enfatiza Rita.

Os suplementos só devem fazer parte da alimentação para ganho de massa muscular quando a pessoa não consegue, através da ingestão de alimentos, suprir todas as necessidades do seu corpo. Mas lembre-se que esse tipo de adicional na dieta só deve ser consumido com orientação de um especialista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!