Dica do Nutricionista

Veja como construir uma pirâmide alimentar adequada para você

Por Redação Doutíssima 06/04/2015

Você sabe qual a função da pirâmide alimentar? O corre-corre do cotidiano, muitas vezes, não deixa espaço para aspectos essenciais da vida, e a alimentação correta é uma delas. Na dúvida sobre o que colocar no prato, a quantidade ganha o lugar da qualidade. Assim, o excesso e a desinformação poderiam não existir se noções da pirâmide fossem conhecidas.

 

Se você não sabe qual é o objetivo da pirâmide alimentar na sua vida, preste atenção e adote já as orientações para uma vida saudável que começa no prato. Quem explica o conceito é a nutricionista Celma Muniz, mestre em Ciências da Saúde e atualmente docente na Universidade Anhanguera, em São Paulo.

piramide alimentar

Cuidar da alimentação é importante para manter o organismo saudável. Foto: iStock, Getty Images

O que é a pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar, diz Celma, é um guia alimentar,  um instrumento de orientação nutricional utilizado por profissionais com objetivo de promover mudanças de hábitos alimentares, visando a saúde global do indivíduo e a prevenção de doenças. Assim, conhecer os princípios básicos dessa pirâmide ajuda a colocar o alimento certo no prato.

De acordo com Celma, a pirâmide alimentar proporciona informação sobre quantidade de  alimentos a serem consumidos de uma maneira ampla. “Deve-se levar em consideração que o consumo de carboidratos deve ser preferencialmente integral, consumir frutas e verduras diariamente, evitar doces e excesso de alimentos gordurosos”, diz.

 

Quando se trata de gêneros, há uma diferença no que se refere à montagem da pirâmide alimentar. O nível calórico e de ingestão de nutrientes para homem e mulher são diferentes. Eles têm atividades fisiológicas distintas devido a tarefas diárias e rotineiras, além das questões hormonais.

Assim, Celma ensina como montar  o prato ideal, seguindo a pirâmide e driblando a grande oferta dos restaurantes e fast foods. “O ideal ao montar um prato é fazer escolhas. Portanto, nada de colocar um pouquinho de cada, e sim escolher ou frango ou bife, ou arroz ou batata, por exemplo”, explica a nutricionista.

 

piramide-alimentar

Pirâmide alimentar e o comer fora

Para quem se alimenta fora, ensina a professora de Nutrição, o pensamento deve ser o de que todos os dias há uma grande variedade de alimentos. “Por isso, cada dia você pode escolher algo novo e não deve querer provar tudo no mesmo dia”, alerta Celma.

Como abordado no início deste texto, apesar da vida cotidiana exigir respostas rápidas para tudo, sem espaço para a reflexão, a alimentação não pode ser negligenciada.

“Deve-se pensar sempre que nutrição é saúde. É plantar hoje algo que você vai colher no futuro, e essa colheita é passar dos 50 anos sem problemas de saúde, sem desenvolver doenças que acometem grande parte da população devido a má alimentação, como diabetes, hipertensão e dislipidemia, entre outras”, comenta Celma.

Ela ensina que existem vários alimentos rápidos de preparar e que são saudáveis. Segundo a professora, quando nos dispomos a fazer algo, tudo fica mais claro e fácil.

Mas quando se coloca uma barreira entre o cansaço e o cuidar da saúde, parece que tudo fica complicado. “O difícil só existe para os que não se dispõem a fazer. Uma opção básica e saudável é sempre uma salada mista de folhas e uma proteína”, conclui a nutricionista.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!