Dica do Nutricionista

Água detox: aprenda a receita das famosas

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

Para muitas pessoas, o conselho de tomar, pelo menos dois litros, de água por dia não funciona. Ainda há resistência, preguiça ou mesmo falta de vontade. Mas, a importância desta prática para o organismo é indiscutível. Para auxiliar neste processo de consumo ideal, surgiu a água detox. Febre entre as famosas, que agora chega a você.

As celebridades que têm como prática sagrada a hidratação do corpo, elaboram uma receita simples, de fácil alcance e que tem como atrativos o sabor e o aroma. Um exemplo é a socialite americana Khloé Kardashian, uma das estrelas do reality show Keeping Up with the Kardashians, é uma das famosas que compartilharam suas receitas nas redes sociais.

 

agua detox

Alternativa para adquirir o saudável hábito de tomar água com mais frequência. Foto: iStock, Getty Images

O processo da água detox

 

O processo detox, ou desintoxicante, se faz com combinações específicas que limpam o organismo de toxinas que atrapalhem seu funcionamento e prejudiquem a saúde, o bem-estar e, principalmente, o emagredimento.

A água detox foi criada pela diretora nutricional da Revista Prevention, Cynthia Sass, para limpar o organismo. Em homenagem à sua criadora, a receita da bebida desintoxicante e saborizada levou o nome de água sass. A água acalma o trato gastrointestinal e ajuda na desintoxicação do organismo.

Conforme relatos, a água detox estaria diretamente ligada à dieta da barriga reta, e funciona auxiliando os efeitos desintoxicantes da água pura, pois além de ter um sabor muito agradável, reduz o inchaço.

Receitas de água detox

 

Confira abaixo, as variações da água detox e escolha a que melhor se adapta ao seu estilo.

Coloque em uma jarra de vidro 12 copos de água filtrada, 1 pepino orgânico médio em rodelas, 2 a 3 limões orgânicos pequenos em rodelas e 10 a 12 folhas de hortelã. Coloque na geladeira por pelo menos quatro horas e estará pronta para o consumo.

Já a água sass pode ser feita com 2 litros de água filtrada ou mineral em  uma jarra de vidro, onde se junta 1 colher de chá de gengibre ralado sem casca, 1 pepino do tipo caipira em rodelas e sem casca, 1 limão taiti fatiado (sem casca), 12 folhas de hortelã fresca. Deixe a água durante uma noite inteira na geladeira e consuma ao longo do dia seguinte.

A água detox com alecrim pode ser feita juntando em uma jarra de vidro 1 litro de água filtrada ou mineral, 1 limão siciliano em rodelas, 1 limão taiti em rodelas (quanto mais fina, melhor), 2 ramos de alecrim fresco. O processo é o mesmo da receita anterior, com a água na geladeira durante a noite e o consumo ao longo do dia seguinte.

São inúmeros os benefícios nutricionais da água detox. A quantidade deles vai depender da quantidade de limão e alecrim colocada na receita. Na medida em que for consumindo, a água pode ser preenchida novamente, mas todos os ingredientes devem ser trocados diariamente.

Para ativar o metabolismo e acelerar a queima de gorduras, pode ser feita a receita com uma maçã cortada em fatias finas, uma canela em pau e um litro de água mineral. Para preparar, basta juntar tudo em uma jarra de vidro com gelo e consumir a partir de duas horas de descanso dos ingredientes na água.

Por fim, uma receita com propriedades anti-inflamatórias e que é ótima para a pele. Leva uma xícara de morangos picados, duas de melancia em cubos, dois ramos de alecrim fresco, uma pitada de sal grosso em um litro de água mineral. Antes de consumir, bastam duas horas de repouso dos ingredientes na água.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!