Dica do Nutricionista

Gengibre para emagrecer: saiba como deve ser a ingestão

Por Redação Doutíssima 10/08/2015

O gengibre é uma raiz de origem asiática usada há mais de 2.000 anos e presente no Brasil desde o descobrimento. Cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros por suas propriedades benéficas à saúde, uma das formas preferidas da população é o uso do gengibre para emagrecer. Saiba como fazer para garantir o resultado desejado.

 

Como usar o gengibre para emagrecer

Não é apenas no Brasil que existem receitas incluindo entre os ingredientes o gengibre para emagrecer. O poder de emagrecimento atribuído ao alimento está relacionado às suas propriedades termogênicas, ou seja, à presença de substâncias que aumentam a queima calórica, como explica a nutricionista Sarah Almeida.

gengibre para emagrecer

O gengibre é um alimento que ajuda a emagrecer por ter propriedades termogênicas. Foto: iStock, Getty Images

Essa é a razão pela qual seu consumo faz sucesso entre as pessoas que desejam perder peso. “Mas sozinho o gengibre não vai operar milagres, ele deve ser ingerido conjuntamente com uma dieta equilibrada”, pondera a nutricionista.

 

O gengibre é de uso comum na gastronomia. É utilizado como condimento em diversas receitas, em especial nas de origem asiática, como nas culinárias da China e d0 Japão, com presença recorrente em restaurantes típicos. Além disso, é um componente da alimentação em diversos países do mundo e popularmente reconhecido pelo seu uso medicinal.

 

O consumo do gengibre para emagrecer, mesmo em excesso, não traz prejuízos graves à saúde, mas pode vir a causar algum tipo de desconforto, como náuseas, afirma a nutricionista. Em geral, no entanto, o recomendável é não exagerar no consumo de nenhum alimento, procurando utilizar o bom senso. O equilíbrio é importante.

 

O gengibre pode ser utilizado em pratos diversos, doces, salgados,como tempero ou mesmo em sopas, chás e sucos desintoxicantes, os chamados detox. É comum encontrar combinações de sucos de frutas com a raiz, por suas características termogênicas e antioxidantes.

 

Gengibre para emagrecer e para muito mais

Se inserir no cardápio o gengibre para emagrecer já parecia uma boa ideia, outras características dessa raiz de sabor acentuado podem fazer com que ele entre de vez para sua lista de compras no supermercado.

 

De acordo com a nutricionista, várias propriedades da raiz foram comprovadas em experimentos científicos: atividades anti-inflamatórias, hipoglicêmicas, antibacterianas e a já citada propriedade termogênica, que propicia a aplicação do gengibre para emagrecer, entre outros usos desse alimento. Existem ainda finalidades terapêuticas registradas.

 

Entre os principais benefícios do gengibre, estão os provenientes dos compostos fenólicos – os antioxidantes – e das enzimas proteolíticas, que auxiliam na digestão de proteínas, explica a nutricionista.

 

Sarah também relata que há estudos que demonstram a relação entre as propriedades antioxidantes do gengibre e o tratamento do diabetes tipo II.

 

Nesse caso, os compostos fenólicos trabalham degradando o excesso de radicais livres produzidos nos portadores da doença, reduzindo o estresse oxidativo e, portanto, o quadro de hiperglicemia (excesso de glicose no sangue).

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!