Filhos > Motivação

10 Motivações convincentes para os adolescentes finalmente fazerem exercícios

Por Redação Doutíssima 09/03/2014

 

adolescentes e exercícios

 

Embora muitas crianças gostem de esporte naturalmente, em se tratando de adolescentes, a situação pode ser um pouco diferente. A adolescência é uma fase em que a criança passa por diversas transformações hormonais, como por exemplo, a liberação do hormônio cortisol. Nos adolescentes, esse hormônio é liberado mais tarde do que nas crianças. É por isso que eles dormem mais tarde e consequentemente têm mais dificuldade para levantar cedo. Enquanto muitos interpretam essa mudança como preguiça, ela é apenas uma fase que tende a passar com o tempo.
Para muitos adolescentes é difícil praticar um determinado esporte, por mais que eles sejam fãs desta atividade. Por isso, se você quer ajudar o seu filho a adquirir gosto pelo esporte, é preciso motivá-lo da maneira correta.

 

Adolescentes e exercícios: Veja algumas dicas para motivar

 

1 – Deixe seu filho escolher um esporte – Talvez ele tenha preferência por um determinado tipo de esporte, enquanto você preferiria que ele fizesse um outro. Por exemplo, se ele quer fazer tênis e você quer que ele pratique musculação, por que não conversar e tentar mostrar a ele os pontos positivos desta escolha?
Caso vocês não consigam entrar em um acordo, o ideal é aceitar a escolha do seu filho. Lembre-se de que o mais importante é que ele sinta prazer com a atividade escolhida.

2 – Evite pressionar o seu filho para jogar em uma determinada maneira – Mesmo que ele não tenha alcançado os resultados esperados, elogie os seus esforços e sem criticá-lo, tente mostrar o caminho para que ele progrida. Embora seja sempre bom ganhar, a pressão pode fazer seu filho se sentir estressado e desanimado. Então, o mais importante é mostrar a ele que perder é normal.

3 – Reconheça os esforços dele – Quem não gosta de ser recompensado por uma boa ação? Além de elogios e apoio, que tal levar seu filho para comemorar o resultado de uma partida ou apenas o fato de ele praticar uma atividade esportiva?

4 – Participe das atividades – Nos dias em que ele estiver com preguiça ou inventar desculpas para praticar atividades físicas, ofereça ajuda, jogue com ele se possível, ou assista aos treinos e fique na torcida.

 

adolescentes e exercícios

 

5 – Leve seu filho para assistir seu esporte favorito – Para agradá-lo, compre ingressos para que ele veja a sua equipe de esporte favorita.

6 – Incentive os amigos dele – Uma boa alternativa para motivar adolescentes é praticar é atividades em grupo, principalmente quando se trata de amigos. Então que tal matricular o seu filho no mesmo clube esportivo do melhor amigo dele?

7 – Abra exceções – Caso ele não queira fazer exercícios hoje por algum motivo, seja flexível e diga que faltar um dia não é tão grave, mas, deixe claro que ele terá que se esforçar para não faltar uma próxima vez.

8 – Mostre a ele a importância dos exercícios Em plena era da tecnologia, muitas vezes é difícil despertar o interesse dos adolescentes para a prática de exercícios. Por isso, é importante explicar ao seu filho os benefícios que o esporte traz para a saúde. Você pode utilizar como argumento o fato de que muitos adolescentes se tornam obesos pela falta de atividade física.

9 – Evite comparações – Sabe aquele colega do seu filho que é ótimo em um determinado esporte? Não há nada de errado em elogiá-lo, mas, não tente fazer muitas comparações para não criar um clima desagradável entre vocês dois.

10 – Dê exemplos de família – Conte casos bem sucedidos de parentes próximos a fim de motivar seu filho a praticar exercícios.

 

Assista ao vídeo abaixo para saber mas sobre o assunto:

 

http://www.youtube.com/watch?v=YKFRt16yjtY

 

Saiba mais:

 

8 Dicas para ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima

Adolescentes: exercícios para queimar gordura localizada na barriga

Saiba as vantagens das aulas de dança para crianças e adolescentes

Por que a aparência é tão importante para os adolescentes?

Como comunicar-se de maneira efetiva com um adolescente

Como definir limites e o horário de chegar em casa para adolescentes

Mãe com filha adolescente: 15 dicas para o entendimento