Pele

Conheça 5 tratamentos e entenda como clarear a pele

Por Redação Doutíssima 27/06/2014

Com o passar dos anos, nossa pele passa por muitas transformações. O envelhecimento é uma delas, mas também a pele começa um processo de escurecimento e manchas aparecem, o que nos leva tentar descobrir como clarear a pele de forma eficaz.

Entenda como clarear a pele

Além de ser um problema causado pela idade, outro fato leva ao escurecimento da pele: a exposição solar. Anos de sol na pele sem a devida proteção é o fator crucial para que a pele ser torne mais escura e adquira manchas. Confira como clarear a pele com 5 tipos de tratamento:

Na busca por clarear a pele, fique atenta aos produtos e métodos disponíveis. Foto: Shutterstock

Na busca por clarear a pele, fique atenta aos produtos e métodos disponíveis. Foto: Shutterstock

1. Como clarear a pele com máscara de argila

Para começar, que tal um método de como clarear a pele de uma forma natural? A argila branca ou caulin é composta por silicato de alumínio. Possui ainda ferro, boro, potássio, enxofre e cálcio entre seus componentes. Seus benefícios à pele estão em possuir um PH muito semelhante ao dela.

Através do tratamento com a máscara da argila branca é possível clarear a pele, suavizar imperfeições, cicatrizar, além de absorver a oleosidade. Por isso, ela é um método muito usado em clínicas de estética para o tratamento de manchas em peles sensíveis e delicadas.

2. Como clarear a pele com ácido fítico

O ácido fítico é uma maneira de como clarear a pele de uma forma menos invasiva. Obtido através do farelo de alguns cereais, como o arroz e a aveia, possui uma ação que inibe a tirosinase, enzima que atua na produção da melanina. Por este motivo, o ácido tem um poder despigmentante e é uma forma eficaz de como clarear a pele. Além disso, possui ação anti-inflamatória, antioxidante e hidratante.

Outro fato sobre o ácido fítico é que ele pode substituir a hidroquinona, um dos clareadores mais utilizados no mundo, mas proibido em alguns países, pois pode causar lesões irreversíveis na pele.

3. Como clarear a pele com peeling vulcânico

O peeling vulcânico tem a ação de despigmentar as manchas, mesmo as mais persistentes, como a sarda. Em sua composição, conta com ácidos vulcânicos, provenientes da extração da lava sedimentada.

Os ácidos vulcânicos atuam em todas as fases da melanogênese, ou seja, durante e depois da formação da melanina. O peeling vulcânico é um método de como clarear a pele de uma maneira rápida, além de diminuir as manchas causadas pela exposição solar.

4. Como clarear a pele com laser CO2 fracionado

Um dos métodos mais famosos com o uso de laser de como clarear a pele é o de CO2 fracionado. Ele age através de um laser ablativo, que elimina todas as micropartículas de água do tecido da pele. Assim, ocorre um aumento da temperatura e a destruição do tecido, que promove a renovação celular.

O laser CO2 fracionado funciona como um peeling profundo, mas com o mínimo desconforto e uma melhor recuperação do que outros peeling químicos. Além de ser um método de como clarear a pele, ele ameniza rugas, melhora a textura da pele, entre outros benefícios.

Previna o escurecimento da pele

Para não se preocupar em como clarear a pele, é necessário ter alguns cuidados antes do escurecimento e do aparecimento de manchas. A vitamina C ajuda na inibição da produção de melanina, o que pode resultar em uma pele mais clara.

Já a vitamina A é um poderoso agente para combater o fotoenvelhecimento, pois auxilia na renovação celular da pele. Por isso, procure cremes com estes ativos, que aliados a uma alimentação saudável e a proteção da pele contra os raios do sol, podem prevenir manchas e o escurecimento da cútis.