Receitas

Saiba como preparar o tradicional feijão tropeiro mineiro

Por Redação Doutíssima 25/08/2015

Para quem visita Minas Gerais, comer um delicioso feijão tropeiro é obrigatório. Além de ser um prato típico da região, a combinação promete agradar todos os gostos. Se você não quer viajar para provar essa delícia, saiba que não é difícil fazê-la e os ingredientes são fáceis de encontrar.

 

Feijão tropeiro: uma receita cheia de história

A maioria dos pratos típicos brasileiros possui uma rica e vasta história. A combinação de ingredientes marca uma época e demonstra como eram os costumes de quem vivia em tempos tão distantes. No caso do feijão tropeiro mineiro, não é diferente. A receita é antiga e passa de geração em geração há mais de 300 anos, sem perder sua essência.

feijao tropeiro shutterstock doutissima

Prato típico de Minas Gerais leva ingredientes nutritivos e fáceis de serem encontrados. Foto: Shutterstock

Na época do período colonial, o transporte de alimentos e mercadorias era feito por tropas que andavam sempre a cavalo ou burros. Com a corrida pelo ouro, vários tropeiros de outros estados chegavam a Minas Gerais, em busca de ouro e outros metais preciosos.

 

Eles costumavam levar consigo feijão, farinha de mandioca, torresmo e linguiça, que eram alimentos fáceis de encontrar na época. A mistura desses ingredientes com temperos variados é que deu origem a esse prato. Hoje, o feijão tropeiro é um dos mais famosos do estado e está entre os preferidos dos brasileiros, tendo sido batizado em homenagem a seus criadores.

 

Receita é fácil e barata

Para quem acha que precisa ir a Minas Gerais para provar o feijão tropeiro, a boa notícia é que é possível prepará-lo em casa. Basta ter alguns ingredientes simples e dedicar algum tempinho à cozinha.

A receita é extremamente prática, e além disso é saudável, já que o feijão, conforme a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é rico em nutrientes.

 

É preciso ter cuidado apenas com o torresmo, a linguiça e os outros ingredientes mais calóricos. Eles talvez não sejam uma boa opção se você estiver querendo perder peso ou evitar alimentos gordurosos.

A carne seca pode ser uma ótima substituta, assim como qualquer outra carne mais leve. De todo modo, é claro que a receita tradicional é uma ótima opção para aquele dia em que você quer fugir da dieta.

 

Receita de feijão tropeiro mineiro

Ingredientes:

– 500g de feijão

– 150g de farinha de mandioca

– 200g de linguiça calabresa cortadas em rodelas finas

– 200g de bacon em cubos

– 300g de torresmo

– 3 ovos cozidos e picados

– 1 cebola grande picada

– 1 colher de chá de pimenta malagueta

– 2 dentes de alho socados com sal

– 1 molho cheiro verde picado

– 1 colher de azeite

 

Modo de preparo:

Primeiro, cozinhe o feijão em uma panela de pressão e reserve. Agora, em uma panela de ferro ou qualquer outra que seja mais grossa, coloque o azeite e frite o bacon e a calabresa. Quando estiverem bem fritos, retire a gordura que ficou na panela e adicione o alho e a cebola.

Acrescente o feijão escorrido, a pimenta malagueta e mexa com cuidado para não amassar o feijão. Então adicione a farinha, os ovos e finalize com o cheiro verde picadinho e o seu feijão tropeiro está pronto. Para servir, coloque o torresmo no prato.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!