Receitas

Aprenda a preparar 2 receitas de lanches naturais

Por Redação Doutíssima 16/07/2015

Na hora de preparar o que a criança vai comer na escola, ou mesmo quando estão em casa, pode haver dúvidas sobre que tipo de alimento escolher. O melhor caminho é optar por receitas de lanches naturais, refeições intermediárias que têm a função de fornecer energia, fibras, proteínas, vitaminas e minerais.

 

Um dos principais benefícios das receitas de lanches naturais em relação aos alimentos industrializados é que os de procedência industrial podem até fornecer energia, mas não nutrientes para o corpo.

receitas de lanches naturais

Sanduíche feito com pão integral e vegetais é uma alternativa para um lanche saudável. Foto: Shutterstock

“Nutrir adequadamente o corpo garante um peso saudável e a prevenção de doenças crônicas e câncer”, diz a terapeuta nutricional Melissa Côrtes da Rosa.

Receitas de lanches naturais e corpo saudável

Segundo Melissa, as receitas de lanches naturais costumam ser preparadas com pães produzidos com farinhas integrais, fornecendo mais fibras, vitaminas e minerais.

Também podem ser adicionadas hortaliças como alface, cenoura, tomate ou outro vegetal para contemplar o fornecimento de fibras, vitaminas e minerais, assim como aumentar a saciedade com poucas calorias.

É importante que as receitas de lanches naturais contenham uma proteína animal ou vegetal, fornecendo aminoácidos importantes na reconstrução de células.

Outro aspecto destacado por Melissa é que muitos do que são chamados de “sanduíches naturais”, levam creme de leite e maionese erroneamente, pois a ideia das receitas de lanches naturais é oferecer ao cliente uma opção fresca e nutritiva.

Por isso, ela alerta para que se evite o excesso de sódio e gordura saturada e trans (industrializados), bem como farinhas brancas, aditivos químicos e conservantes.

E na busca por uma vida mais saudável, a Câmara de Florianópolis aprovou um projeto que prevê distribuição de merenda vegetariana nas escolas da rede pública municipal como opção para pais que desejem que a alimentação dada em casa tenha continuidade na escola. A lei deve ser, ainda, sancionada pelo prefeito César Souza Júnior.

Receitas de lanches naturais

Seguindo a proposta de lanches saudáveis, Melissa sugere duas receitas que podem ser preparadas facilmente em casa. Acompanhe:

1. Sanduíche natural de fígado e broto de cebola

Ingredientes:

– 2 fatias de pão integral

– 2 colheres de sopa de Patê de fígado de galinha (preparado)

– 10 folhas de mini rúcula orgânica

– 1 punhado de broto de cebola

– 100 g de fígado de frango

-2 colheres de sopa de cebola picada

-1 dente de alho picado

-1 colher de sopa de requeijão zero gordura

-1 colher de chá de óleo de coco para refogar

-1 colher de cafézinho (1 g) de sal

Modo de preparo:

Refogue a cebola e o alho no óleo de coco. Frite o fígado até que fique bem cozido e acrescente o sal. Depois de pronto, passe no processador até que fique um creme. Para dar liga cremosa, acrescente uma colher de sopa de requeijão sem gordura. Pode congelar em pequenas porções por até três meses no freezer doméstico.

2. Pão de queijo de inhame

Ingredientes:

-2  inhames grandes ou 6 pequenos (em purê)

-1  ½ xícara de chá de polvilho doce (180g)

– 1 xícara de chá de polvilho azedo (180g)

– ½ xícara de chá de óleo de canola ou azeite (100 ml)

– 50g de queijo parmesão

– Sal

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos, inclusive o sal. Acrescente o óleo ou azeite aos poucos, formando uma farofa. Por último, adicione o purê de inhame devagar, até que se forme uma massa uniforme que não grude nas mãos. Faça bolinhas com essa massa e disponha numa assadeira previamente untada com um fio azeite. Asse a 200ºC por 30-40 minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!