Clínica Geral

Saiba qual é a postura correta para sentar e evite desconfortos

Por Redação Doutíssima 26/08/2015

Você já prestou atenção à forma como está sentado? Sabe das consequências de não adotar uma postura correta para sentar? Pois entenda que se manter de forma adequada na cadeira no trabalho, ou na escola, evita uma série de problemas como dores e desvios na coluna. É uma questão de mudança de hábito com a qual você só tem a ganhar.

A hipercifose, popularmente chamada de “corcunda”, é uma das principais complicações de quem não tem postura correta para sentar. Sem falar que esta condição passa a impressão de uma pessoa triste ou deprimida.

postura correta para sentar Doutíssima Shutterstock

Manter a postura correta para sentar evita dores e problemas na coluna. Foto: Shutterstock

 

Postura correta para sentar inicia na cabeça

É preciso também tomar cuidado com a posição da cabeça. Ela pesa cerca de cinco quilos, assim, quando você baixa a cabeça para ler ou escrever, esse peso exerce uma significativa pressão sobre a coluna, como se de cinco passasse a 13 quilos. Esse peso todo pode resultar em fortes dores na coluna, nas costas, na cabeça e até mesmo em hérnia de disco.

Manter a postura adequada quando se está sentado promove a distribuição de maneira uniforme das pressões exercidas sobre os discos invertebrais. Dessa forma, os músculos e os ligamentos trabalham em harmonia e não ocorrerá desgaste das estruturas responsáveis pela sustentação da coluna.

Mas, além da consciência de que precisa mudar os hábitos, manter a postura correta para sentar depende de fortalecimento e elasticidade muscular. Assim, se você ainda não tem o hábito de fazer atividades físicas, pode ser essa a hora de buscar orientações e supervisão de um educador físico e começar um programa de treinos.

Ao longo do dia, se acostume a fazer alongamentos, em casa ou no trabalho. Pequenas pausas também são importantes. Algumas pessoas fazem uso de corretores posturais. Avalie junto com seu médico a sua necessidade e o que melhor se adapta a ela, já que o mercado oferece uma grande variedade deles.

 

 

postura correta para sentar doutíssima shutterstock 

Dicas de postura correta para sentar

Abaixo, veja algumas dicas para manter a postura correta para sentar e adote-as ao longo de seu dia. Você verá que ao final de uma jornada de trabalho ou de estudos, a tensão poderá ser bem menor.

– Jogue, levemente, o quadril para a frente e sente sobre aquele ossinho do bumbum. Lembre-se, sempre, de permanecer com as costas eretas, assim, manterá a curvatura natural da coluna

– As pernas não devem ser cruzadas, mantenha-as levemente afastadas e apoie bem os pés no chão. Observe se a altura da cadeira corresponde à mesma distância entre o chão e seus joelhos, isso é muito importante

– Os ombros devem estar levemente posicionados para trás

– Os braços devem estar pendidos ao longo do corpo e, se estiver no trabalho, precisam estar apoiados na mesa

– Lembre, sempre, de prestar atenção à posição da cabeça. Mantenha o olhar no centro da tela do computador e o queixo paralelo ao chão. Tente não precisar baixar a cabeça para escrever ou ler no computador. Caso haja essa necessidade, eleve a tela usando um livro embaixo.

Mas, não é somente sentado que você precisa prestar atenção à postura. De um modo geral, a falta de postura correta sobrecarrega os músculos que trabalham para compensar todo esse desequilíbrio corporal. Por isso, ao caminhar, mantenha o tronco ereto e o olhar em linha reta.

Para pegar peso, flexione as pernas e encoste o joelho no chão e nunca curve as costas, isso pode gerar sérias lesões.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!