Estética

Água de arroz traz benefícios para a pele e os cabelos

Por Redação Doutíssima 27/08/2015

Da próxima vez que você cozinhar arroz, pense duas vezes antes de jogar a água fora. A água de arroz é rica em minerais e vitaminas importantes para a beleza, que a tornam fantástica tanto para a pele quanto para os cabelos. Esse é o segredo da impecável pele das gueixas japonesas há muitos séculos.

 

Água de arroz: o segredo mais bem guardado da Ásia

Um dos mais importantes grãos, o arroz é um alimento básico para quase metade da população mundial, fornecendo quase 50% das calorias diárias. Mas ele também pode ser um item de beleza. Durante séculos, as mulheres asiáticas têm usado a água de arroz para embelezar rosto, corpo e cabelo.

agua de arroz

Água usada para limpar o arroz pode ser reaproveitada para os cuidados com a pele. Foto: Shutterstock

Tradicionalmente, produtoras de arroz de China, Japão e outros países do sudeste asiático utilizam para tomar banho a água usada na limpeza do grão. As mulheres da vila de Huanglu, na China, são um testamento vivo dessa tradição.

 

Com um comprimento médio de mais ou menos dois metros de cabelo, elas entraram no Guinness Book. Além disso, não possuem cabelos grisalhos até os 80 anos. Elas acreditam que esse é o segredo que as ajuda a manter o cabelo longo, escuro e limpo.

 

Cabelos e pele saudáveis com água de arroz

A água de arroz tem benefícios surpreendentes para pele e cabelo. Uma pesquisa japonesa, publicada no International Journal of Cosmetic Science, revelou que ela é capaz de diminuir o atrito superficial e aumentar a elasticidade do cabelo.

 

Dentre as substâncias que estão presentes nela, está o inositol, um hidrato de carbono que pode reparar cabelos danificados e protegê-los de novos danos.

Outro estudo mostrou que o inositol permanece dentro do cabelo mesmo após a lavagem, oferecendo proteção contínua aos fios. Além disso, os aminoácidos na água de arroz reforçam as raízes do cabelo, dão mais volume, brilho e o deixam mais macio e sedoso.  

 

No entanto, os benefícios da água de arroz não se limitam aos cabelos. Esse líquido tem um efeito calmante e faz muito bem para a pele – tanto que é frequentemente prescrito pela medicina ayurvédica como pomada eficaz para pele inflamada.

Ela também é capaz de ser usada como hidratante e antioxidante, e possui propriedades que melhoram a circulação, previnem manchas da idade, aliviam a inflamação e oferecem leve proteção contra o sol.

 

Os efeitos da água feita com arroz são potencializados se ela for deixada fermentar. Feita desse modo, ela se torna rica em antioxidantes, minerais, vitaminas do complexo B, vitamina E e também possui vestígios de pitera.

Essa última é uma substância vista como um elixir antienvelhecimento em razão de sua capacidade de promover a regeneração celular, ajudando a pele a ficar jovem e bonita.

 

Como fazer em casa

Se você quer obter todos esses benefícios de beleza, é possível prepará-la em casa. O primeiro método é apenas recolher a água que você usa para lavar o arroz. E se você não quer cozinhá-lo, basta moer, hidratar e fazer uma esfoliação corporal ou máscara facial.

Caso queira fazer uma preparação específica, use 1/2 xícara de arroz cru e duas xícaras de água. Primeiro lave o arroz com cerca de um copo de água para remover qualquer sujeira ou impureza. Em seguida, coloque-o em uma tigela e cubra com água. Deixe o arroz de molho por 10 a 15 minutos e coe. Use como quiser.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!