Cabelos

Confira como recuperar cabelos danificados em 6 dicas

Por Redação Doutíssima 25/11/2014

Secador, chapinha, modelador, tintura, alisamento: tudo isso é capaz de danificar e muito os cabelos. E fios ressecados ficam opacos, sem vida, sem movimento e bem difíceis de lidar, o que torna essencial saber como recuperar cabelos danificados.

Como recuperar cabelos danificados

Usar o calor para moldar o cabelo eventualmente não é problema, mas usar o secador todos os dias, além da químicas, pode alterar seriamente a saúde dos fios. O ideal é evitar ao máximo qualquer tratamento que fuja da manutenção regular.

Se o seu caso é mais extremo, veja as nossas dicas para recuperar cabelos danificados e volte a ter madeixas lindas, saudáveis e cheias de vida.

recuperar-cabelos-danificados

Uso frequente de aparelhos e produtos ajuda a estragar os cabelos. Foto: iStock, Getty Images

Veja dicas para recuperar cabelos danificados

1. Produtos específicos para os seus fios

Use shampoo e condicionador específicos para o tipo de dano do seu cabelo. Se você usa tintura, procure shampoo e condicionador para quem passa por este processo. O mesmo vale para quem faz alisamento, descoloração ou qualquer outro tipo de química.

Cada processo de modificação da forma natural do fio causa danos que devem ser tratados com produtos específicos, e nada mais prático do que já obter efeitos na hora de recuperar cabelos danificados diariamente no banho.

2. Não esqueça dos finalizadores

Além de proteger do calor do secador, da chapinha e dos modeladores, os produtos de finalização ajudam a manter a saúde do cabelo de várias formas. Os óleos têm propriedades nutritivas e possuem o poder de manter a hidratação dentro dos fios.

3. Evite causar mais danos

Se você já utiliza químicas potentes e com frequência, evite causar ainda mais danos no cabelo. Quanto mais danificado, mais difícil é de manter o cabelo bonito e no lugar.

Fios muito ressecados podem não pegar tintura como fios mais saudáveis. E para cabelos já danificados por muita tinta, fazer alisamento pode causar ainda mais problemas.

Sem falar na possibilidade de quebrar os fios por inteiro causando um efeito indesejado, em que seria preciso cortá-los curtos para que cresçam saudáveis novamente.

4. Faça hidratações semanais em casa

Ficar dependente do salão para recuperar cabelos danificados pode ser uma pedra no caminho de quem já tem uma rotina apertada e também causar grandes danos no bolso. É claro que os tratamentos caseiros não possuem o poder de recuperação dos produtos usados em salões, mas são indispensáveis para manter a saúde dos fios.

Procure máscaras ou condicionadores super potentes que você mesma possa aplicar em casa. Algumas marcas oferecem ampolas de tratamento de apenas 3 minutos. Melhor ainda se a hidratação caseira for direcionada à sua principal causa de danos nos fios, como os shampoos e condicionadores regulares.

5. Procure o cabeleireiro pelo menos uma vez por mês

Já mencionamos acima, a hidratação caseira é necessária para manter a saúde dos fios, mas não é tão potente para recuperar cabelos danificados quanto as opções oferecidas por cabeleireiros profissionais. Converse com um profissional de confiança para que ele possa avaliar qual a melhor opção de tratamento para o seu cabelo.

6. Não esqueça de manter o corte

Além de ficar sempre com uma aparência mais bonita, manter ou mesmo modificar o corte a cada 45 dias mantém a saúde dos fios. Ao retirar as pontas duplas e parte ressecadas fica mais fácil recuperar os cabelos danificados.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!