Exercícios

Exercícios para o pescoço: saiba como fortalecer essa região

Por Redação Doutíssima 30/08/2015

Exercícios para o pescoço são tão importantes quanto aqueles que trabalham outras partes do corpo. Má postura, posições ruins na hora de dormir e rigidez relacionada à idade podem levar a desequilíbrios musculares, que muitas vezes resultam em dor no pescoço ou dores de cabeça.

 

No entanto, tirando alguns minutos para uma série de exercícios simples, é possível evitar e tratar esses problemas.

exercicios para o pescoco

Para evitar incômodos e dores no pescoço, é possível fazer exercícios simples. Foto: iStock, Getty Images

 

Exercícios para o pescoço são importantes

Pessoas que trabalham em frente ao computador são especialmente vulneráveis a problemas no pescoço e no ombro. Isso acontece pelo fato dos músculos ficarem tensos e em uma mesma posição. Por isso, é preciso sempre tirar alguns minutos para mudar de posição ou até mesmo fazer um movimento de alongamento, evitando maiores complicações.

 

Com a idade, a artrite pode afetar também as vértebras do nosso pescoço, que se desgasta por anos quando apoiamos a cabeça. Depois dos 60 anos de idade, mais de 85% das pessoas têm artrite no pescoço, de acordo com a Academia Americana dos Cirurgiões Ortopédicos.

 

Além disso, exercícios para o pescoço não só evitam futuras dores, mas também são capazes de reduzir a chance de algo mais grave, de acordo com um estudo de 2013 publicado no Journal of Strength and Conditioning Research. Os cientistas observaram que o pescoço comumente serve como amortecedor entre corpo e cabeça.

 

Caso esteja com o pescoço dolorido, consulte um médico para descobrir exatamente o que está causando isso. Ele também pode aconselhá-lo sobre terapias para ajudar a aliviar a dor. Algumas especialidades que lidam com isso são ortopedista, reumatologista ou osteopatia.

 

Exercícios para o pescoço

Você pode tentar exercícios básicos em casa. Alongamento e fortalecimento muscular ajudam a manter o pescoço mais flexível e reduzir desconfortos. Conheça alguns exercícios para o pescoço que você deve fazer sempre:

 

1. Para frente e para trás

exercicios para o pescoco

O alongamento do pescoço com movimentos para frente e para trás aumenta a flexibilidade. Foto: Shutterstock

Fazendo esse movimento com o pescoço, é possível aumentar a flexibilidade. Fique em pé ou sente-se em uma cadeira. Depois, leve lentamente sua cabeça para frente até o queixo tocar seu peito. Mantenha por 5 a 10 segundos. Retorne à posição inicial.

Em seguida, incline a cabeça ligeiramente para trás. Mantenha por cinco a 10 segundos. Repita o alongamento em cada sentido cinco vezes.

 

2. Inclinação da cabeça

exercicios para o pescoco

Movimentos de inclinação do pescoço ajudam a alongar todos os lados dessa área do corpo. Foto: Shutterstock

Esse movimento de oposição trabalha os lados de seu pescoço. Fique em pé ou sente-se em uma cadeira. Lentamente, incline a cabeça em direção ao ombro direito, mantendo o seu ombro esquerdo para baixo. Mantenha por cinco a 10 segundos. Retorne à posição inicial.

Repita no lado esquerdo, inclinando a cabeça em direção ao ombro esquerdo, segurando o ombro direito para baixo. Mantenha por cinco a 10 segundos. Repita toda a sequência cinco vezes.

 

3. Rotação

exercicios para o pescoco

Para evitar dores no pescoço, alongamentos que envolvem a rotação dessa área são opções. Foto: Shutterstock

Aqui está outro bom exercício para o pescoço. Sente-se numa cadeira, ou fique em pé com boa postura. Lentamente, vire a cabeça para a direita, mantendo o queixo reto. Mantenha por cinco a 10 segundos. Retorne à posição inicial.

Lentamente, vire a cabeça para a esquerda. Mantenha por cinco a 10 segundos. Retorne ao centro. Repita cinco vezes em cada lado.

4. Retração

exercicios para o pescoco

A retração do pescoço é um exercício que alonga a parte de trás dessa área do corpo. Foto: Shutterstock

Você deve sentir esse alongamento na parte de trás do seu pescoço. Sente-se em uma cadeira com os ombros para trás e sua cabeça em linha reta. Puxe o queixo na frente, sem inclinar para baixo. Mantenha por cinco a 10 segundos e sinta o alongamento em seu pescoço. Retorne à posição inicial. Repita cinco vezes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!