Exercícios

Alongamento inadequado pode causar danos às fibras musculares

Por Redação Doutíssima 24/04/2015

Você sabia que o alongamento antes do exercício pode causar danos às fibras musculares? O alongamento é bastante polêmico entre especialistas em saúde porque alguns acreditam que ele seja benéfico, enquanto outros sustentam que ele é capaz de danificar o organismo quando feito incorretamente.

 

As fibras musculares são as células musculares, cada uma delas com distintas funções e estruturas. São elas que permitem a realização de diversos movimentos de modo mais eficiente.

fibras musculares

O alongamento pode prejudicar o organismo se for feito de forma inadequada. Foto: iStock, Getty Images

Alongamento é benéfico para fibras musculares?

“O alongamento promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da sua articulação e portanto, maior a sua flexibilidade”, diz o educador físico Ítalo Ramos, do Centro de Bem-Estar e Fisioterapia Levitas.

 

Segundo o profissional, os exercícios de alongamento são bastante simples, mas é necessário estar atento à correta execução. “Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem”, alerta.

 

Lado ruim para as fibras musculares

Em contrapartida, pesquisadores da Universidade de Zagreb, da Croácia, indicam que os alongamentos estáticos, aqueles em que você estende uma parte e a mantém em uma posição por alguns segundos, são prejudiciais às fibras musculares.

 

Para chegar à conclusão, foram analisados relatórios anteriores à prática de alongar. Os cientistas explicam que o alongamento solta os músculos e os tendões e, se é verdade que isso os torna mais flexíveis, é certo que também dá menos apoio aos movimentos quando você está se exercitando.

 

Como fazer um alongamento corretamente?

Segundo o fisioterapeuta da Reabilitação Cardiopulmonar do Hospital do Coração (HCor), Reginaldo Ceolin do Nascimento, alongar durante o dia é uma ótima alternativa para quem deseja reduzir os efeitos do sedentarismo e melhorar a qualidade de vida.

 

“Os alongamentos ajudam no funcionamento do organismo e na prevenção de vários problemas relacionados à falta de movimentação, como tensão muscular, que costuma gerar tendinite, contraturas e dores de cabeça, ou mesmo o encurtamento dos músculo”, afirma.

 

O especialista ensina a alongar corretamente, sem comprometer a saúde de suas fibras musculares:

 

1. Pescoço

Sentado ou em pé, junte os braços ao longo do tronco. Relaxe os ombros, mantenha a coluna reta e incline lentamente a cabeça para frente, alongando os músculos posteriores do pescoço. Enquanto isso, respire normalmente de 10 a 15 segundos.

 

2. Vire a cabeça

Em seguida, ainda na mesma posição, vire a cabeça para a direita ou para a esquerda, como se fosse olhar por cima dos ombros, e mantenha por 10 ou 15 segundos. Depois faça o mesmo para o lado inverso.

 

3. Braços

Ponha os braços para trás. Entrelace os dedos por trás das costas, com as palmas das mãos para dentro, tentando elevar os braços o máximo que conseguir, mantendo a coluna reta. Fique na mesma posição pelo mesmo tempo dos exercícios anteriores.

 

4. Braços acima da cabeça

Agora estenda os braços acima da cabeça e entrelace novamente os dedos. Vire as palmas das mãos para fora e mantenha pelo mesmo período.

 

5. Tronco

Sentado, incline o tronco para a frente também por 15 segundos. Ao retornar, faça-o vagarosamente (desenrolando a coluna) e repita novamente por algumas vezes.

 

6. Dedos

Ainda sentado, estenda um dos braços acima da cabeça e o outro para baixo. Depois estique os dedos. Em seguida, inverta tudo. Mantenha as posições pelos mesmos 15 segundos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!