Especialidades

Prevenção é essencial para a saúde do sistema cardiovascular

Por Redação Doutíssima 07/09/2015

O sistema cardiovascular, responsável pela circulação do sangue no corpo humano, é imprescindível para o funcionamento sadio do organismo. Formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, ele é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio. Por isso, diante de uma doença que afete o sistema, toda a estrutura corporal sofre consequências.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares representam as principais causas de morte ao redor do globo. Somente no Brasil, cerca de 300 mil pessoas por ano morrem em decorrência delas. A estimativa é de que, a cada dois minutos, ocorra um óbito.

As principais causas de morte relacionadas ao sistema cardiovascular são: infarto agudo do miocárdio, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral e morte súbita. Esses quadros são causados, essencialmente, pela combinação de fatores genéticos aliados a hábitos de vida deteriorantes: obesidade, sedentarismo e fumo são alguns deles. Saiba mais sobre o sistema cardiovascular abaixo:

 

 

sistema cardiovascular

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!


Sites parceiros