Especialidades

É preciso estar atento: você sabia que tontura pode significar problemas no coração?

Por Redação Doutíssima 29/04/2014

Uma simples tontura, que passa geralmente rápido, pode ter uma série de razões ocultas. Estima-se que haja mais de 300 quadros clínicos que podem levar a esta sensação nada agradável.

A tontura pode ser um sinal de labirintite, diabete, colesterol alto, hipotensão, hipoglicemia, anemia, ansiedade, distúrbios hormonais ou neurológicos e enxaqueca, além de poder representar quadros mais graves, como uma doença cardiovascular.

tontura

Uma das doenças do coração que podem gerar uma tontura é a arritmia cardíaca. Foto: Shutterstock

Há uma série de patologias relacionadas ao coração que podem gerar episódios de tontura. Por isto, na ocorrência desta sensação de mal-estar, não ignore ou minimize o quadro: é importante procurar um médico e relatar a ele com que frequência e em que condições a tontura aparece. Somente assim, o especialista poderá fazer uma análise da provável causa e avaliar se ela está relacionada a algum problema cardíaco.

Doenças que geram tontura

Uma das doenças do coração que podem gerar uma tontura é a arritmia cardíaca, caracterizada pela sensação de que os batimentos cardíacos estão acelerados, lentos ou mesmo a falta ou interrupção deles. A arritmia cardíaca pode ser sentida tanto no tórax, quanto na garganta ou no pescoço.

A tontura ainda pode sinalizar um quadro de estenose aórtica, uma doença cardíaca em que a válvula aórtica é mais estreita do que o normal, impedindo que o sangue saia do coração em quantidade suficiente para o resto do corpo.

Doenças nas válvulas cardíacas também podem causar tontura. Manifestando-se quando as válvulas do coração não funcionam corretamente, este tipo de patologia faz com que o músculo cardíaco perca a habilidade de bombear o sangue. Em algumas vezes, a ocorrência do quadro pode ser fatal, principalmente, quando o diagnóstico do problema é feito de maneira tardia.

A aterosclerose é uma das causas mais comuns do processo de doença cardiovascular que compromete o coração e também pode resultar em tontura. Ela é responsável por endurecer as artérias e enfraquecer o músculo cardíaco, o que acaba prejudicando a capacidade do bombeamento de sangue para o corpo de forma eficiente e, assim, dificultando a irrigação e oxigenação do corpo.

Outras causas

Além de sinalizar um possível adoecimento do coração, a tontura pode significar a presença de outras doenças no organismo. Uma das causas mais comum da condição entre os jovens sadios é a síndrome vasovagal.

Por meio dela, o paciente pode sofrer uma brusca queda de pressão arterial, ou da sua frequência cardíaca, frente a situações de estresse e de fortes emoções. Estes sintomas também podem ocorrer quando o indivíduo se encontra muito tempo parado em uma mesma posição ou em face da realização de exercícios de forma exagerada. Além da tontura, a síndrome pode causar desmaios. Para detectá-la, é preciso realizar o exame Tilt-Test, ou Teste de Inclinação.

Já em idosos, a tontura é mais comum em pessoas com labirintite e com hipotensão postural. Enquanto na labirintite a tontura se dá de forma rotatória (quando o indivíduo sente que tudo ao seu redor está girando), na hipotensão postural, a pessoa fica tonta ao tentar mudar de posição.

Como as causas da tontura são muitas, é importante procurar ajuda médica para detectar o seu agente motivador. A prevenção e o tratamento precoce podem evitar o desencadeamento de uma doença grave.

 

https://www.youtube.com/watch?v=UmEJC0H2U9g

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Fisioterapia para distúrbios de tontura e equilíbrio

3 Remédios caseiros para tontura

Alerta: Nem toda tontura é labirintite!

Função do cérebro pode diminuir com doenças cardíacas

Atenção aos pequenos indícios! Conheça os sintomas de doença do coração que o corpo nos indica

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

As dúvidas sobre as principais doenças do coração: arritmia cardíaca pode matar?