Receitas

Saiba como preparar uma receita vegana prática e saudável

Por Redação Doutíssima 08/09/2015

A receita vegana para o bem-estar é consumir apenas o que está de acordo com sua filosofia. Ela exclui qualquer alimento que seja de origem animal e prioriza legumes e verduras. Os pratos feitos pelos seus adeptos são sinônimo de uma vida saudável, mas é preciso ter cuidado para fornecer ao organismo todos os nutrientes que ele necessita.

 

Vegano ou vegetariano?

Os vegetarianos não comem carne vermelha, peixe ou aves, enquanto os veganos vão além e sequer utilizam produtos de origem animal e seus subprodutos – ovos, laticínios e mel, por exemplo. O veganismo é um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas do que consideram exploração e crueldade para com os animais.

receita vegana

Dieta vegana precisa de planejamento para garantir os nutrientes essenciais. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, para ter uma alimentação saudável, é indispensável garantir a maioria dos nutrientes que seu organismo precisa para funcionar corretamente.

A dieta vegana saudável contém uma abundância de frutas e produtos hortícolas, alimentos ricos em amido, algumas fontes não lácteas de proteína, como feijão e leguminosas, algumas alternativas aos lácteos, como bebidas de soja enriquecidas, e apenas uma pequena quantidade de alimentos gordurosos e açucarados.

 

É a dieta mais saudável?

Um novo estudo publicado na revista JAMA Internal Medicine analisou os dados de sete estudos clínicos e de outros 32 estudos publicados entre 1900 e 2013, nos quais os participantes mantiveram uma dieta vegetariana. E os resultados indicaram que essas pessoas tinham a pressão arterial mais baixa se comparadas com as pessoas que comem carne.

 

Não bastasse isso, alguns estudos mostram que veganos possuem menores chances de desenvolver diabetes, câncer e excesso de peso. Grandes pesquisas realizadas na Inglaterra e na Alemanha revelam que os vegetarianos possuem cerca de 40% menos probabilidades de desenvolver câncer se comparados às pessoas que incluem carne em sua alimentação.

 

De toda forma, para manter uma alimentação vegana é preciso planejar sua dieta corretamente – do contrário, você poderá perder nutrientes essenciais, como proteínas, cálcio, ferro e vitamina B12.

A vitamina B12, por exemplo, é importante para a formação de sangue e a função do cérebro. Por isso, é importante ficar atento, já que nem sempre ela é a opção mais saudável para o seu dia a dia.

 

Como fazer uma receita vegana

Se você quer uma receita vegana deliciosa, saiba que irá precisar de muitos alimentos frescos. Por outro lado, muitos dos preparos dessa filosofia são extremamente fáceis de fazer. Um exemplo é a receita de Strogonoff vegano, que é tão delicioso que você não vai sentir a necessidade de qualquer outro ingrediente. Confira a receita:

 

Ingredientes:

– 2 xícaras de proteína de soja hidratada

– 1 xícara de champignon fatiados

– 1 xícara de leite de coco

– 1/2 litro de molho de tomates orgânico

– 1 cebola picada

– 1 colher de conhaque (opcional)

– Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

Para fazer essa receita vegana, primeiro frite a cebola e junte a proteína de soja. Então, se desejar, coloque a colher de conhaque e flambe a carne de soja com cuidado.

Depois, coloque o molho de tomate e os champignons. Adicione sal e pimenta e, para finalizar a receita vegana, coloque o leite de coco.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!