Receitas

Torta de banana: conheça os benefícios e saiba como preparar

Por Redação Doutíssima 04/08/2015

Uma pesquisa da Universidade de Warwick, na Inglaterra, feita em parceria com a Universidade de Nápoles, na Itália, apontou que comer três bananas por dia ajuda na prevenção do acidente vascular cerebral (AVC). Em uma torta de banana, a receita geralmente conta com pelo menos cinco frutas, contribuindo assim para sua saúde.

 

Esse benefício se dá em função da grande quantidade de potássio, que ajuda a reduzir a hipertensão, fator de risco para o AVC. Além disso, uma torta de banana pode contribuir para a manutenção dos batimentos cardíacos, combatendo outros problemas como náuseas e irritabilidade. Confira duas receitas: uma para quem prefere a versão tradicional e outra integral.

torta de banana

Para variar o consumo da banana no dia a dia, é possível usar a fruta em tortas. Foto: iStock, Getty Images

 

Prepare sua torta de banana

Você pode diversificar as formas de consumir a fruta, inclusive em uma torta de banana. Assada, ela é uma opção saudável para o lanche da tarde, para a sobremesa ou mesmo no café-da-manhã. Veja a receita.

 

Ingredientes:

 

– 2 ½ xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de açúcar

– 1 xícara de amido de milho

– 1 ovo

– 1 colher de chá de fermento em pó

– 1 colher de chá de canela em pó

– 150 g de margarina ou manteiga

Recheio:

– 5 bananas

– 5 colheres de sopa de suco de limão

– 2 gemas

– 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

Primeiro, faça o recheio, colocando leite condensado, gemas e o suco de limão em uma vasilha. Misture tudo.

 

No recipiente da batedeira, misture o ovo, a manteiga e o açúcar, batendo até que vire um creme. Desligue e junte o amido de milho, o fermento, a canela em pó e a farinha. Com a ponta dos dedos, misture até que vire uma farofa.

 

Coloque o conteúdo em uma assadeira já untada com manteiga. Intercale em camadas: metade da massa, as bananas cortadas em rodelas com o creme de recheio e finalize com o restante da massa por cima.

 

Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por 20 minutos. Desenforme a torta de banana e decore com raspas de chocolate amargo e fatias de bananas.

 

torta de banana 

Torta de banana integral

Para quem não quer fugir da dieta e, ainda assim, aproveitar os benefícios da fruta, é possível fazer uma versão integral da torta de banana. Nessa receita, a aveia e a farinha integral proporcionam maior riqueza de fibras e nutrientes, ajudando no trabalho do sistema digestivo. Confira.

 

Ingredientes:

 

– 6 bananas prata cortadas em tiras

– 4 ovos inteiros

– 1 xícara de chá de farinha de trigo integral

– 1 xícara de chá de aveia integral grossa

– 2 xícaras de chá de açúcar mascavo

– ½ xícara de chá de óleo de canola

– ½ xícara de leite desnatado

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– Canela a gosto

Modo de preparo:

 

Coloque todos os ingredientes, menos a aveia, no liquidificador com apenas uma banana. Em uma forma untada com óleo e farinha, coloque a massa, acrescentando aveia com uma colher.

 

Mexa bem a massa e adicione as tiras de banana sobre a massa, salpicando com canela. Asse em forno pré-aquecido por 20 minutos a 180ºC. Deixe assar por 50 minutos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!