Dieta

Entenda a rotina de alimentação dos adeptos do veganismo

Por Redação Doutíssima 24/03/2015

Filosofia praticada por comunidades e indivíduos há milhares de anos, o veganismo é uma prática motivada por convicções éticas baseada nos Direitos dos Animais, que evita a exploração ou abuso animal sob qualquer forma.

Em geral, os veganos adotam essa postura de vida com argumentos de saúde, ecológicos ou ambientalistas, éticos ou filosóficos, religiosos, de sustentabilidade, entre outros.

No Brasil, segundo o Ibope, 8% da população brasileira adota esse estilo de vida, o que representa , aproximadamente, 15,2 milhões de pessoas. Na Itália, segundo a Associação dos Veganos da Itália (Assovegan), ocorre a cada um um crescimento de 15% no número de adeptos do veganismo.

veganismo

Veganos não consomem quaisquer produtos que tenham origem animal. Foto: iStock, Getty Images

Qual a postura do veganismo?

Os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal, sejam alimentares ou não, tampouco produtos que tenham sido testados em animais, ou que incluam a exploração animal nos seus ingredientes ou processos de fabricação.

 

Essa postura não se restringe apenas às carnes. Eles não consomem, por exemplo, laticínios, ovos, mel de abelhas, banha animal, enfim, qualquer resíduo do corpo de um animal.

As alternativas para substituição incluem geleias de frutas, margarinas veganas, creme de amendoim, doce de leite de soja, patês de tofu e uma série de outros produtos veganos.

 

Veganos e uso de roupas

No momento em que a filosofia se estende a não utilizar nada feito com pele ou outras partes dos animais, também se restringe o vestuário e os calçados.

Artigos de couro, seda, lã ou qualquer outro componente animal são boicotados. Como opção, os veganos podem usar artigos de couro vegetal, napa, lona e sintéticos em geral.

 

Diferença entre veganismo e vegetarianismo

O vegetarianismo exclui as carnes de animais da dieta, com ou sem consumo de laticínios ou ovos. O veganismo vai além. É um estilo de vida em respeito aos animais, onde se exclui da alimentação, do vestuário e do dia a dia qualquer produto derivado de animal. A seguir, tire três dúvidas sobre a prática:

 

1. Mas não ficam faltando vitaminas das carnes na dieta?

A dieta vegana é livre de colesterol ruim, favorece a circulação sanguínea, evita doenças do coração, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e câncer, principalmente de intestino, além da impotência sexual.

Para suplementar a vitamina B12, encontrada sobretudo em alimentos de origem animal, usam alimentos prontos fortificados com essa vitamina à venda, como biscoitos veganos e leites de soja.

2. Veganismo é religião?

É uma pergunta que muitas pessoas fazem. A resposta é não, não é religião. Entretanto, é um estilo de vida em respeito aos animais. Essa filosofia tem como adeptos pessoas de idades variadas, de todas as classes sociais, nacionalidades e religiões – e até quem não tem religião.

 

3. Em que o planeta ganha com o veganismo?

Os adeptos pregam que impactos da indústria da carne e do leite são causados pelo uso de muita água e a promoção do desmatamento de solos férteis para pastagem.

Se, por outro lado, esses espaços fossem destinados a plantações para o atendimento das populações humanas, praticamente não haveria mais fome no mundo.

 

Eles também argumentam que a pesca industrial é prejudicial à natureza, desequilibrando faunas e extinguindo espécies. Além disso, o número indiscriminado de animais reproduzidos artificialmente nas fábricas e os efeitos de sua morte prejudicam o clima e poluem no planeta.