Nutrição > Receitas

Receita de gaspacho é fácil: aprenda a preparar sem segredos

Por Redação Fortíssima 08/01/2016

Se você quer preparar algo refrescante e saudável para a sua família, uma boa inspiração pode ser a famosa sopa fria espanhola. A receita de gaspacho não é complicada de fazer, mas exige algum tempo disponível. Ela pode ser uma ótima opção para os dias mais quentes do verão e para consumir mais legumes e vegetais.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendável comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais por dia – ou aproximadamente 400 gramas. Além disso, a OMS indica a necessidade de tomar ao menos dois litros de água diariamente. Ou seja, essa sopa pode ser uma grande aliada para enfrentar as altas temperaturas.

receita de gaspacho-doutissima-iStock

O gaspacho é um dos pratos mais antigos e tradicionais da cozinha espanhola. Foto: iStock, Getty Images

Uma receita fácil e saudável

A receita de gaspacho é um dos pratos mais antigos da cozinha espanhola e há referências a ele já nos romances do século 12, principalmente na região de Andaluzia, no sul da Espanha. Miguel de Cervantes falou sobre essa receita em sua obra-prima da literatura, Dom Quixote de la Mancha.

Ela é uma sopa fria, por vezes indicada como salada líquida. Ela é ideal para ser servida nos meses de verão, já que é rica em vitaminas e refrescante para beber. Esse prato também faz parte da mundialmente famosa dieta mediterrânea.

Acredita-se que a palavra gaspacho seja derivada de uma expressão grega, que designava uma caixa de coleta na igreja em que as pessoas colocavam diferentes moedas – até mesmo pão. Há quem diga ainda que essa palavra possui sons árabes e que daí vem a sua origem, já que a Espanha foi controlava pelos Otomanos até o século 15.

Atualmente, a sopa é feita com azeite de oliva, vinagre e vegetais crus. Quando começou a ser desenvolvida como alimento básico de camponeses e pastores, levava apenas pão desintegrado, azeite, vinagre e água.

Entre os principais benefícios nutritivos estão seus elevados teores de fibra, antioxidantes e vitaminas A, C e E. A receita de gaspacho também possui uma série de minerais, a exemplo do fósforo, cálcio, magnésio e ferro.

Como resultado do alho que contém, o gaspacho também é excelente para o alargamento dos vasos sanguíneos. Além disso, os tomates produzem efeitos isotônicos, que ajudam o corpo a regular os níveis de potássio e de sal do organismo.

Como preparar a receita de gaspacho

Ficou interessada nessa receita deliciosa? Saiba como prepará-la para esse verão. É possível servi-la como uma entrada ou até mesmo prato principal, tudo depende da sua criatividade na hora de montar o cardápio.

Ingredientes

6 pimentões verdes

6 cebolas

10 tomates

6 pepinos

3 pães amanhecidos

Sal

Pimenta branca moída

1 colher de chá de cominho

1 dente de alho

5 colheres de sopa de maionese

100 ml de vinagre

Água

Mode de preparo

Você deve começar a preparar essa receita na noite anterior. Pique e misture todos os ingredientes em uma panela, depois adicione alguns cubos de gelo e cubra com um pano. Deixe em infusão durante toda a noite na geladeira.

Os passos do dia seguinte são bastante simples. Coloque tudo no liquidificador até obter uma fina sopa. Agora basta temperar com sal e servir frio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!