Maquiagem

Como passar batom: confira dicas que prolongam a duração

Por Redação Doutíssima 09/09/2015

Do nude discreto ao vermelho sedutor, o batom é peça básica no estojo de maquiagem até mesmo da mulher menos vaidosa. Tão importante quanto escolher a cor adequada para cada ocasião é saber como passar batom corretamente para não errar no make.

Embora pareça uma atividade muito simples no dia a dia, nem todas as mulheres passam batom da maneira correta. Isso pode resultar tanto na pouca durabilidade da cor nos lábios quanto em desalinhamentos no desenho da boca, prejudicando o visual, ao invés de realçar a produção.

como passar batom

Uso de base e de pó facial na aplicação do batom podem aumentar a durabilidade do produto. Foto: iStock, Getty Images

 

Como passar batom corretamente

O primeiro passo para passar batom corretamente é conhecer e respeitar as linhas dos seus lábios. Por isso, usar um delineador ou um pincel antes do batom ajuda a demarcar os limites e o formato da boca.

A primeira camada de batom deve ser mais suave, para que você possa se certificar de que o desenho da boca está correto. Se estiver tudo ok, passe uma segunda camada de batom para realçar a cor.

O cuidado com os traços deve ser maior quanto mais escura ou vibrante for a cor do batom que você escolheu usar. O clássico batom vermelho, por exemplo, deixa nítido o menor borrão, então não dá mesmo para descuidar do primeiro passo.

Uma dica simples para aumentar a durabilidade do batom nos seus lábios é usar uma camada fina de base ou pó facial, pois isso ajuda a firmar o batom na boca, prolongando a duração do pigmento.

A base deve ser aplicada antes de passar batom, já o pó pode ser aplicado depois, com ajuda de um pincel. A vantagem da base é que ela minimiza imperfeições nos lábios, assim a cor fica mais homogênea na boca. Também pode ser usado corretivo, que produz o mesmo efeito.

Outro cuidado essencial é com a hidratação labial. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os lábios são muito frágeis, por isso ressecam com facilidade.

Lábios ressecados dificultam a aplicação e, consequentemente, a duração do batom. Sem contar que o aspecto da cor fica craquelado, prejudicando a produção.

Cores da moda para passar batom

Você já deve ter reparado nas ruas, nas passarelas e nas capas de revista que a cor da moda quando o assunto é batom está mais para os tons de vinho amarronzado. A grande culpada disso é a Pantone, uma empresa americana mundialmente conhecida por seu sistema de padrão de cores.

A cada ano, a empresa elege uma cor, que logo se torna a queridinha do mundo da moda e no ramo da decoração de ambientes. A cor chamada de orquídea radiante, uma variação entre o roxo e o violeta, foi a aposta do ano passado. A indústria de cosméticos logo colocou no mercado várias linhas de batom dentro dessa escala de cores.

Para 2015, a marsala é a cor que está no topo das tendências. A tonalidade puxa para uma cor de vinho amarronzado e tem tudo a ver com a temporada Outono-Inverno. É uma cor versátil, que combina tanto com maquiagens diurnas quanto noturnas, e fica bem em mulheres de todos os tons de pele.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!