Maquiagem

Maquiagem com batom vermelho: saiba quando usar

Por Redação Doutíssima 21/04/2015

Associada à ideia de sentimentos como a paixão, o vermelho é uma cor viva, que sempre se destaca. A maquiagem com batom vermelho não é diferente e chama a atenção em suas diversas variações. Mas são também essas características que fazem com que muitas se sintam inseguras na hora de usar cosméticos com tonalidades avermelhadas.

 

“Muitas mulheres são bem resistentes aos tons mais chamativos, principalmente aquelas que são adeptas aos tons de nude e rosado. Se a minha cliente tiver personalidade, eu sempre apoio a inciativa do batom vermelho”, explica a maquiadora do Studio A, Taís Moreira.

maquiagem com batom vermelho

O batom vermelho pode deixar o visual mais marcante e cheio de personalidade. Foto: iStock, Getty Images

No entanto, a especialista pontua que não adianta criar um visual a partir de uma cor que vai deixar a mulher desconfortável, principalmente quando se trata do vermelho, que é chamativo.

A dica para contornar a situação é simples: reserve um momento para testar o batom em casa, antes de usá-lo de em outras ocasiões. Com o resultado visível no espelho, é mais fácil decidir o que fica melhor.

Quando usar maquiagem com batom vermelho?

Mesmo com suas características marcantes, a maquiagem com batom vermelho é uma opção bastante versátil, capaz de compor looks para diferentes momentos do dia e eventos. A escolha deve estar ligada ao estilo da pessoa e à impressão que ela quer passar.

“Não aconselho a cor, por exemplo, em entrevistas de emprego. Já em festas, sempre será uma ótima escolha. Acredito que o vermelho seja o grande curinga da maquiagem”, define Taís, que é adepta de batons avermelhados quase que diariamente.

Durante o dia, tente combinar o vermelho com uma maquiagem mais leve, especialmente o olho. O mesmo batom pode ser carregado diretamente para a noite, dessa vez com uma composição menos básica. O olho preto esfumado – e com várias camadas de rímel – é uma boa dica de make noturna.

1. O melhor tom

Na hora de comprar um batom vermelho, surge a dúvida: qual escolher? O que não falta são opções. Mais fechado, aberto, cintilante, cremoso, líquido, em bastão.

Taís diz que sua preferência é pelos tons mais fechados e em versão matte, mas que a escolha depende muito do gosto pessoal de cada um e do contraste com a pele.

Para o inverno, as tonalidades mais escuras, que chegam próximas ao vinho, são uma aposta, especialmente os cremosos.

maquiagem-com-batom-vermelho

Para ter maior segurança, teste o batom em casa, em frente ao espelho. Foto: Shutterstock

Maquiagem com batom vermelho: cuidados

Para quem não costuma usar maquiagem com batom vermelho, as primeiras experiências podem parecer um pouco complicadas. Afinal, qualquer pequeno borrão aparece.

No entanto, algumas dicas podem ajudar a simplificar o processo e também a chegar ao resultado esperado de maquiagem com batom vermelho.

1. Sombras

Evite sombras muito coloridas quando usar batom vermelho. Olhar e boca acabam competindo e a mensagem passada destoa.

2. Aplicação

Sempre utilize pincel para aplicar o batom. Com isso, o contorno dos lábios fica mais evidente e delineado.

3. Duração

Para duração mais longa, prefira tons disponíveis em matte. Se o objetivo for dar volume e hidratar, opte pelos cremosos.

4. Rímel

O rímel é sempre um ótimo aliado da maquiagem com batom vermelho, aposte nele.

5. Hidratação

Mantenha os lábios sempre hidratados para conseguir um efeito mais uniforme.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!