Dieta

Pão de queijo fit é uma alternativa saborosa e saudável

Por Redação Doutíssima 14/09/2015

Tão gostoso quanto calórico, o prato tradicional de Minais Gerais é feito com polvilho azedo, um tipo de amido de mandioca com poucos nutrientes. Além do alto teor de sódio, a iguaria é recheada de gorduras e carboidratos. Por isso, o pão de queijo fit é uma alternativa para quem mantém uma alimentação saudável e não quer deixar de saborear o alimento.

Por que apostar no pão de queijo fit?

Livres de conservantes, as receitas podem variar, mas conservam o sabor tradicional do alimento tipicamente mineiro, conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

pao de queijo fit

Adição de chia, inhame ou batata-doce ao pão de queijo deixa o alimento mais saudável. Foto: iStock, Getty Images

Isento de lactose e glúten, o pão de queijo fit é indicado a quem é intolerante a essas substâncias ou decidiu seguir uma dieta alimentar com algumas restrições. Como não é feito com queijos amarelos (mais gordurosos), tem baixo teor de colesterol.

Ainda assim, não dá para exagerar. Mesmo menos calórico que o tradicional, cada pãozinho reúne entre 70 e 85 calorias.

 

Para garantir um produto rico em fibras e nutrientes, é recomendada a adição de ingredientes como farelos, sementes, temperos e essências naturais.

Receitas de pão de queijo fit com batata-doce

Na moda entre atletas amadores e profissionais, a batata-doce também pode integrar receitas salgadas. Feito com 25% menos óleo, quatro vezes menos ovos e menos sódio, o pão de queijo fit com o tubérculo apresenta menor índice glicêmico e, portanto, auxilia nos processos de emagrecimento. A batata-doce também proporciona maior sensação de saciedade.

 

Ingredientes:

– 300g de batata-doce cozida e amassada

– 1 xícara de polvilho doce

– 1 xícara de polvilho azedo

– 1/4 de xícara de azeite extra-virgem

– 2 ovos

– 1 xícara de água

– 1 colher chá de sal light

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e por último adicione o sal. Com as mãos, sove a massa. Leve à geladeira por 10 minutos, para que ganhe consistência. Faça bolinhas e disponha-as em um tabuleiro untado.  Leve ao forno por 20 minutos.

 

Receita de pão de queijo com inhame e chia

A utilização do inhame e da chia é outra opção para fazer um delicioso e saudável pão de queijo fit. O inhame é rico em nutrientes como carboidratos, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e amido.

A semente de chia, além de ajudar a dar liga à massa, é um alimento funcional, pois tem fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3.

Entre suas propriedades, controla a glicemia, previne o envelhecimento precoce, reduz o colesterol e triglicérides, ajuda na formação óssea, melhora a imunidade do organismo, facilita o funcionamento intestinal, elimina gorduras e toxinas do corpo, fornece energia, fortalece os músculos, previne diabetes e doenças cardiovasculares e ainda controla a pressão sanguínea.

 

Ingredientes:

– 250g de polvilho azedo

– 250g de inhame cozido e amassado

– 1 e ½ colher de sopa de chia

– 75ml de azeite de oliva

– ½ colher de chá de sal

– ½ xícara de água

 

Modo de preparo:

Misture o polvilho azedo com o azeite, sal e a chia até formar uma farofa. Em seguida, acrescente o inhame. Para ficar homogêneo, coloque água aos poucos. A massa deve desgrudar das mãos.

Faça bolinhas. Unte uma forma para não grudar e distribua os pãezinhos. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 20 minutos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!