Dieta

Descubra a dieta da fertilidade que promete ajudar a engravidar

Por Redação Doutíssima 12/03/2015

Muitas mulheres podem potencializar o sonho de engravidar aliando a medicina à dieta da fertilidade, uma reunião de alimentos que, para as mulheres, auxiliam a preparar o corpo de maneira mais rápida para a gestação e melhoram a produção de hormônios. Nos homens, podem ajudar na produção de espermatozoides.

 

Na luta que muitos casais enfrentam para ter o seu bebê, mesmo que optem pela dieta da fertilidade, hábitos saudáveis como evitar a intoxicação por meio do cigarro, álcool ou drogas ou incorporar exercícios físicos ao estilo de vida é fundamental.

Os fatores que levam à dificuldade de engravidar são inúmeros e podem ser de ordem psicológica (estresse, ansiedade), físicos (desequilíbrio hormonal, doenças), estilo de vida (dia a dia agitado, sedentarismo, hábitos alimentares ruins) ou a combinação de vários deles.

dieta da fertilidade

Licopeno, ferro e zinco são substância que melhoram a produção de hormônios. Foto: iStock, Getty Images

Dieta da fertilidade: alimentos para engravidar

Quando se fala em dieta, pensa-se em uma lista com alimentos que são permitidos e proibidos, com os horários das refeições e quantidades exatas do que ingerir. Mas nem sempre precisa ser dessa forma.

Incorporar os alimentos certos no seu dia a dia pode te ajudar, aos poucos, a alcançar o resultado tão almejado. Conheça o que ajuda na fertilidade e decida quais alimentos quer colocar nas suas alimentação. Dessa forma é muito mais fácil seguir.

1. Licopeno

Essa substância pode ser encontrada em frutas como tomate, melancia, morango, pitanga, caqui e goiaba vermelha. É um a regulador natural do hormônio dos ovários e, por isso, ajuda no ciclo ovulatório.

2. Ômega 3 e 6

Encontrado nos azeites, nos óleos vegetais e nas frutas e sementes “gordurosas”, como nozes, amêndoas e castanhas e em muitos peixes com salmão e atum,  esses dois elementos protegem o aparelho reprodutor feminino. Além disso tem ação anti-inflamatória.

3. Vitamina E

Essa vitamina tem propriedades que auxiliam tanto os homens quanto às mulheres. Neles, melhora a qualidade dos espermatozoides. Já para elas, regulariza as funções do endométrio e do útero. Para isso, faça uso dos óleos vegetais, azeitonas, grãos integrais, de soja, folhosos como couve e agrião.

4. Ferro

Quando há falta de ferro, a circulação sanguínea fica prejudicada. O ferro é um importante elemento na formação dos glóbulos vermelhos. Sem ele, a ovulação pode ser prejudicada e, consequentemente, prejudicar o desenvolvimento do feto. O ferro está nas carnes vermelhas, vegetais verdes escuros como couve e, mais facilmente, no feijão.

5. Zinco

Encontrado em nozes, na carne vermelha, ostras, feijão e no gérmen de trigo, o zinco é um importante mineral dentro da dieta da fertilidade. Tudo porque ele ajuda o casa na na produção de espermatozoide e dos hormônios femininos essenciais antes e durante o período da gestação.

Dieta da fertilidade e os vegetarianos

Visto que alguns elementos importantes da dieta da fertilidade são encontrados em carnes e peixes, casais vegetarianos devem procurar ajuda profissional para repor as propriedades que só esses conseguem oferecer.

A compensação dos nutrientes da dieta da fertilidade  pode ocorrer por meio de polivitamínicos ou mesmo a intensificação do consumo de alguns alimentos. O zinco, que é encontrado em carne vermelha, se há carência, pode comprometer o desenvolvimento do embrião.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!