Dieta

Quer engravidar? Veja diversos alimentos para aumentar a fertilidade

Por Redação Doutíssima 17/11/2014

Quando a mulher decide que está na hora de engravidar, a rotina começa a mudar para que a chegada do bebê aconteça da melhor maneira possível. Além de entender o processo de gestação, as futuras mães também tentam saber em quais períodos estão mais férteis e de que forma podem contribuir para isso.

 

Alguns alimentos para aumentar a fertilidade podem ajudar a deixar o corpo da mulher mais preparado para conceber uma nova vida.

 

alimentos-para-aumentar-a-fertilidade

Dieta rica em ferro e tomate é essencial para quem pretende ficar grávida

.

Tomate é um dos principais alimentos para aumentar a fertilidade

.

O princiapal nutriente do tomate é o licopeno, um ingrediente que faz bem para os ovários e ajuda a controlar a produção dos hormônios que regulam o ciclo ovulatório. Esse componente está presente em outros alimentos, como: o mamão papaia, a cenoura, a abóbora, a melancia, a goiaba vermelha, a pitanga e o caqui.

.

Ferro previne anemia

.

Quando esse mineral não está presente no organismo da mulher, ela não ovula. Além disso, quando o ferro não faz parte da dieta feminina, o oxigênio diminui, podendo causar anemia (do tipo ferropriva).

.

Assim, os órgãos do corpo podem não dar conta de suas funções, tornando mais difícil a possibilidade de engravidar. Alguns alimentos para aumentar a fertilidade como o componente do ferro são: peixes, aves, carne vermelha, vegetais de cor verde-escura e leguminosas.

.

Vitaminas indispensáveis para aumentar a fertilidade

.

As vitaminas são fundamentais para a mulher que quer ser mãe. Elas abrangem um vasto grupo de alimentos para aumentar a fertilidade, divididos em complexos. No grupo A (que auxilia na produção dos hormônios femininos), temos os ovos, a couve, o espinafre, a cenoura, a manga, o mamão, o agrião e o fígado.

.

As vitaminas B6, B9 (também conhecida como ácido fólico) e B12 são fundamentais para a formação saudável do feto e estão presentes em alimentos como: batata, salmão, atum, abacate, banana e peito de frango (essas do complexo B6).

.

Já o fígado, feijão, lentilha, vegetais verde-escuros, laranja, espinafre e amêndoas fazem parte do grupo de vitaminas B9, e carnes, peixes, leite, queijo e ovos das vitaminas B12.

.

A vitamina C ajuda a manter a imunidade do corpo e deixa normal o processo ovulatório. Está presente em alimentos como a laranja, o abacaxi, o limão, o mamão a goiaba e o pimentão.

.

A vitamina D equilibra a produção hormonal e auxilia a ovulação. Pode ser encontrado em alguns alimentos para aumentar a fertilidade como a sardinha, o atum, o iogurte, os ovos, o fígado e a manteiga. Porém a exposição à luz do sol por, pelo menos, 15 minutos, é a principal fonte dessa vitamina.

.

A vitamina E está presente na alface, no agrião, no espinafre, na couve e em óleos vegetais. Ela ajuda a melhorar a qualidade do endométrio e do útero, o que permite a vascularização desses órgãos.

.

Zinco e selênio preparam a mulher para a reprodução

.

Esses nutrientes regulam a produção de hormônios e preparam os hormônios, deixando-os em quantidade ideal para a reprodução.

.

Alguns alimentos para aumentar a fertilidade que contém esses componentes são: ostras, carne bovina, farelo de aveia, nozes e castanhas (que contém zinco); e salmão, atum, ovos, alho, arroz integral e gérmen de trigo (com selênio presente em suas propriedades nutricionais).

 .