Qualidade de vida

Veja dicas práticas para manter a casa longe do caruncho

Por Redação Doutíssima 22/11/2015

Armazenar os alimentos corretamente é o primeiro passo para evitar a proliferação do caruncho na casa. Embora não tragam problemas à saúde, é necessário manter a cozinha longe desses bichinhos, pois eles podem estragar os mantimentos. A boa notícia é que com algumas medidas simples no dia a dia é possível evitar o problema.

Mas, afinal, o que é caruncho? Também conhecido como gorgulho, esse inseto ataca alimentos como cereais, feijão, arroz, macarrão, farelos e farinhas – até que eles virem pó. Eles podem, inclusive, entrar em pacotes e caixas fechadas, o que resulta em desperdício dos grãos.  

A cozinha, no entanto, não é o único alvo desse bichinho. Ele também se alimenta da madeira, perfurando-a até que sejam criados buracos. Por isso, é necessário dar uma atenção especial aos armários da casa, para evitar que o inseto se desenvolva nas rachaduras e fendas.

caruncho shutterstock doutissima

Uma sugestão para evitar caruncho é guardar alimentos em potes de vidro bem fechados. Foto: Shutterstock

 

Como surge o caruncho

Há diferentes espécies do caruncho – no Brasil, o tipo de inseto mais comum é o que afeta os grãos da cozinha. É importante ter em mente que ele se desenvolve em locais escuros e úmidos, o que torna os armários alvos frequentes. Por isso, é necessário estar atento aos mantimentos na despensa, verificando até mesmo pacotes fechados que possam ter sido perfurados.

Além disso, é importante estar de olho nos armários que ficam em outros espaços da casa, inclusive os de roupa. Para detectar a presença de caruncho, é preciso verificar se há pó em pequenos montes na madeira.

 

Se você identificar a presença de caruncho nos armários ou alimentos, não há motivo para se desesperar, pois ele não transmite doenças e não faz mal à saúde. Se forem encontrados em pouca quantidade, é possível até mesmo consumir os mantimentos depois de lavá-los para eliminar os insetos.

No entanto, se a infestação for grande e o alimento já estiver com fungos, o melhor é jogá-lo fora. Para evitar que o caruncho ataque outros grãos, uma dica é deixar o mantimento contaminado no congelador por no mínimo dois dias antes de descartá-lo, pois isso matará os insetos. Nesse caso, também é preciso limpar os armários onde os grãos infectados estavam guardados.

 

Dicas para evitar o caruncho

Para manter sua casa longe do problema, adote as seguintes medidas. No armário da cozinha, guarde os mantimentos fechados em potes herméticos e acrescente uma folha de louro no recipiente. Nunca deixe grãos espalhados nas prateleiras.

Quando for organizar o armário, verifique a data de validade de todos os alimentos. Produtos vencidos são o principal alvo dos insetos. Adotando essa medida, você poderá colocar os alimentos prestes a vencer em locais de fácil acesso, a fim de que sejam consumidos rapidamente.

Limpeza é tudo! Mantenha os armários limpos e organizados. Para higienizar, utilize flanelas secas ou papel toalha. Se for necessário usar pano úmido com detergente ou sabão, não esqueça de secar bem as prateleiras para não criar um ambiente favorável à proliferação dos bichinhos. Manter as portas abertas para ventilar o local é o ideal.

Se for possível, mantenha os alimentos em armários que não são totalmente fechados. Portas de treliça são ótimas opções.

Colocar uma borra de café em um canto do armário é uma alternativa para afastar os carunchos. Aposte nessa estratégia e renove a cada quinzena.

Agora, uma dica que vale para evitar os carunchos em qualquer armário, mesmo que não seja na cozinha. Mantenha a madeira arejada e se certifique de elas estejam em um local com iluminação. Dessa forma, impossibilitará a proliferação de bichinhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!