Qualidade de vida

Plantas para ambientes fechados: saiba como escolher e cuidar

Por Redação Doutíssima 13/09/2015

Optar por plantas para ambientes fechados vai além de uma estratégia de decoração. Ter alguns vasos com vegetação em casa pode reduzir o estresse e limpar o ar que você respira dentro do seu próprio lar.

Por que optar por plantas para ambientes fechados?

Um estudo desenvolvido pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa) em parceria com a Associated Landscape Contractors of America conseguiu provar que ter plantas dentro de casa melhora a qualidade do ar que é respirado nos ambientes. Os testes foram conduzidos avaliando alguns resíduos químicos específicos: benzeno, formaldeído e tricloroetileno.

plantas para ambientes fechados

Plantas dentro de casa funcionam como decoração, ajudam a purificar o ar e melhoram a umidade. Foto: iStock

Além disso, a Universidade de Agricultura da Noruega comprovou que ter plantas para ambientes fechados em casa reduz em 30% as chances de ter uma gripe. A explicação é a remoção de poeira e melhora da umidade do ar dentro de casa.

Estar em contato com o verde da natureza ainda reduz o estresse, deixando as pessoas mais felizes segundo a American Horticultural Therapy Association. Também são perceptíveis a melhora da autoestima, redução da ansiedade, maior estabilidade emocional e relaxamento, tornando as pessoas mais otimistas e tranquilas.

Já um estudo publicado no Journal of Enviromental Psychology percebeu que a disposição de plantas em um ambiente de escritório melhora a concentração dos trabalhadores. Assim, aumentar o rendimento e a qualidade do serviço de uma empresa pode ser apenas uma questão de paisagismo ou decoração.

Melhores plantas para ambientes fechados

Todas as plantas listadas trazem o benefícios de purificar o ar que circula dentro de casa. Algumas removem as impurezas da poluição e outras ainda eliminam as moléculas tóxicas presentes em produtos de limpeza utilizados no dia a dia.

Antes de escolher uma dessas plantas para levar para casa, consulte um especialista para saber se são venenosas. Algumas podem apresentar sérios riscos de saúde para crianças, cães e gatos caso sejam consumidas.

1. Crisântemo

plantas para ambientes fechados

Uma alternativa acessível de planta para embelezar os cômodos da casa é o crisântemo. Foto: Shutterstock

Fácil de encontrar em qualquer loja e supermercado, essa flor possui variedades de cores e decora lindamente qualquer ambiente, interno ou externo.

2. Clorofito

plantas para ambientes fechados

O clorofito é uma opção prática para decorar os cômodos e precisa de ambientes iluminados. Foto: Shutterstock

Bastante usada em jardins para preencher os espaços, o clorofito é muito fácil de manter. Ele precisa de ambientes bem iluminados, mas não necessita de luz direta do sol. Ao “respirar”, é capaz de remover formaldeído do ar.

3. Babosa

plantas para ambientes fechados

Além de purificar o ar, a babosa é uma planta conhecida pelas propriedades medicinais. Foto: Shutterstock

Cheia de propriedades medicinais, essa planta precisa estar em locais ensolarados. Além de filtrar substâncias tóxicas do ar, quando há poluentes demais em circulação, suas folhas alertam para o excesso com pintas marrons.

4. Ficus

plantas para ambientes fechados

O ficus é uma alternativa para pessoas que gostam de plantas que não crescem muito. Foto: Shutterstock

Naturalmente uma árvore, essa planta para ambientes fechados não cresce muito e tem o aspecto de arbusto. O ficus adora luminosidade indireta e pode ser deixado em áreas totalmente fechadas e levado para a rua (ou sacada) durante a primavera.

5. Espada de São Jorge

plantas para ambientes fechados

Para quem não possui muito tempo para cuidar das plantas, a espada de são jorge é opção. Foto: Shutterstock

Além da propriedade mística de proteção aos moradores, é praticamente impossível perder a planta por falta de cuidados. Precisa ser molhada esporadicamente e requer poucas horas de luz solar por dia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!