Qualidade de vida

Veja como organizar uma mudança e evitar dores de cabeça

Por Redação Doutíssima 18/09/2015

Encontrar uma maneira de como organizar uma mudança sem estresse pode ser uma missão bastante difícil. Por mais que você busque manter tudo em ordem, muitas vezes ocorrem imprevistos. Porém, com algumas dicas é possível passar por esse processo sem maiores complicações.

 

Por onde começar

Um erro comum que as pessoas cometem quando se mudam é não separar o que é realmente necessário. Acredite, podemos acumular muitos itens de pouca utilidade com facilidade. Muitas vezes, esse processo se torna lento justamente em razão disso, já que você pensa que é mais fácil levá-los para sua nova casa do que sentar e resolver o problema.

como organizar uma mudança - doutissima - iStock

Organizar uma mudança sem estresse pode ser uma missão bastante difícil. Foto: iStock, Getty Images

O primeiro passo antes de organizar a mudança é separar tudo aquilo que você não usa mais ou sabe que não será aproveitado em seu novo lar. Cumprida essa etapa, você terá uma visão completa do que será levado. Como fazer essa seleção? Evite levar coisas que não tenham sido usadas no último ano.

 

Além disso, é importante ter um fichário ou caderno para organizar esse desafio. Colocar tudo que está relacionado ao assunto em um único lugar pode ajudar na otimização do tempo, pois saberá onde estão todas informações, recibos, contratos da mudança. Agora que você já se livrou dos itens inúteis e tem em mãos seu diário da mudança, é hora de começar.

 

Como organizar uma mudança sem estresse

Para mudar de casa sem ter todo o estresse relacionado a esse evento, é preciso focar em organização. Há alguns passos básicos que podem tornar a missão mais fácil. O ideal é começar a planejar muito antes da data limite, ou seja, quanto antes você começar, melhor. Confira:

 

1. Contrate o transporte

como organizar uma mudança doutíssima istock getty images

É preciso contratar uma transportadora ou um serviço de transporte. Foto: iStock, Getty Images

Cerca de seis semanas antes de se mudar, é preciso contratar uma transportadora ou um serviço de transporte. Procure ter em mãos uma lista com todos os itens que serão transportados: quantos móveis, quantidade estimada de caixas, entre outras informações.

 

2. Empacote por cômodo

como organizar uma mudança 2 - doutissima - iStock

Encaixote todos os itens por cômodos para facilitar a organização. Foto: iStock, Getty Images

Uma boa dica de como organizar uma mudança é colocar os itens nas caixas por cômodo. Isso permite que no dia da mudança você já distribua as caixas em seus devidos lugares na casa nova. Não esqueça de etiquetar tudo e procure não deixar as caixas muito pesadas.

 

3. Separe itens para os primeiros dias

como organizar uma mudança istock getty images doutíssima

Deixe os itens que vão ser usados nos primeiros dias em caixas separadas. Foto: iStock, Getty Images

Depois da mudança será difícil encontrar o que você precisa no meio de tantas caixas. Por isso, é uma boa ideia separar uma mala com algumas roupas, calçados e itens de higiene. Além disso, prepare uma caixa com itens da cozinha para utilizar nos primeiros dias.

 

4. Mude o endereço

como organizar uma mudança istock getty images doutíssima

Faça as instalações de luz, água, telefone e TV a cabo antes da mudança. Foto: iStock, Getty Images

Mais ou menos uma semana antes do grande dia, procure mudar seu endereço para possíveis entregas e agende serviços de telefone, internet e TV a cabo. Deixe tudo agendado e se conseguir, faça as instalações antes da mudança.

5. Tenha dinheiro extra na mão

como organizar uma mudança doutíssima istock getty imagens dinheiro

Reserve uma certa quantidade em dinheiro para possíveis imprevistos. Foto: iStock, Getty Images

É sábio ter dinheiro extra na mão para o caso de algum tipo de emergência. Muitas surpresas desagradáveis podem exigir um gasto que não estava nos planos, como o encanamento na nova casa, a transportadora cobrar mais do que estimado em razão da quantidade de itens a serem transportados, ou até mesmo a necessidade de dormir em um hotel na primeira noite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!