Motivação

Saiba como ajudar seu filho a se adaptar facilmente a uma mudança de casa

Por Redação Doutíssima 17/04/2014

Se mudar de casa é difícil para um adulto, para as crianças pode ser um um impacto ainda maior. Uma mudança de casa ou de cidade, independentemente das circunstâncias, pode provocar muito trabalho e algumas dores de cabeça para os pais. Uma mudança de casa implica uma lugar novo, uma nova rotina, novos amigos, nova escola, novos professores… tanta novidade pode deixar a criança confusa ou angustiada, e por isso é tão importante que a transição seja feita com cuidado, carinho e atenção. Para ajudar os pais a lidarem melhor com os filhos numa mudança de casa, o Doutíssima separou algumas dicas.

 

mudança de casa

 

Como ajudar seu filho na mudança de casa

 

Dialogue com seu filho

A psicóloga e terapeuta do Instituto Fernandes Figueira, Jacqueline de Vicq, aconselha que os pais, antes de tudo, dialoguem com a criança sobre a mudança, explicando como é a nova casa, o novo bairro ou cidade, contando todos os detalhes divertidos, explicando as razões da mudança. Sandra Amorim, psicóloga e professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, tem a mesma opinião. Ela afirma que os pais devem contar para os filhos os motivos da mudança. Além disso, é importante que a criança possa se abrir, exprimir seus sentimentos em relação à mudança de casa. Sandra explica que as crianças vivenciam as situações com mais intensidade por não serem tão racionais quanto os adultos, e por isso é tão importante que elas se sintam à vontade para expressar suas angústias.

Desperte a curiosidade da criança

Quem disse que mudanças não podem ser divertidas? Mostre para o seu filho o lado bom da mudança de casa, faça uma propaganda atrativa das novidades, transforme a tristeza em empolgação! Mostre à criança os pontos positivos do bairro, da casa, do seu quarto, faça planos junto com ela para deixar a casa do jeito que vocês gostam. A terapeuta Jacqueline aconselha: “hoje em dia, com a internet, pode-se mostrar a cidade, explorar com a criança este novo espaço, sem sair de casa”. Se for possivel, uma visita antes da mudança de casa pode ajudar seu filho a se familiarizar com o ambiente. “Mostrar as diferenças entre os lugares pode atrair a atenção da criança, é importante que ela tenha mais curiosidade do que medo“, completa Sandra.

Dê valor à despedida

“É importante lembrar que os adultos também vão estar se despedindo e suas angústias podem ser percebidas e sentidas pela criança”, afirma Jacqueline. Organize uma festa de despedida para reunir amigos e família, isto pode suavizar a tristeza da despedida. O adeus nunca é um momento agradável, mas Sandra alerta para o fato de que é um ritual necessário.

Peça ajuda do seu filho na mudança

mudança de casaA psicóloga Sandra explica: “Esta é uma boa maneira de fazer com que o pequeno se sinta incluído no processo. Encaixotar os brinquedos, por exemplo, ajuda a criança a entender que seus objetos preferidos serão levados para a nova casa, mostra que nem todos os vínculos com a vida atual serão rompidos”. Porém, ela alerta que os pais devem prestar atenção para que não haja sobrecarga física, ou emocional sobre a criança.

Crie vínculos
“Quanto mais velha for a criança, mais vínculos ela terá com o lugar, o que torna a mudança mais importante para ela”, explica Sandra. Ela recomenda que os pais conversem com os filhos sobre maneiras que podem ser usadas para manter os laços com os amigos, mesmo morando em outra cidade. Além disso, valorizar os novos vínculos que serão criados também pode fazer com que a criança fique mais animada e aberta às novidades.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Família: saiba quais mudanças ela enfrentou nas últimas décadas

Como ensinar seu filho a ser mais confiante

Escola nova: saiba como auxiliar seu filho na adaptação a uma nova escola

Como ajudar seu filho a perder o medo do escuro

Pensando em escolher uma atividade física para o seu filho? Saiba qual o melhor esporte para as crianças

Enurese noturna (xixi na cama): o que é? Quais suas causas? Como tratá-la?

8 Dicas para ajudar seu filho adolescente a ter mais auto-estima