Espreguiçar é o simples ato de alongar os músculos depois de um período na mesma posição. Esse alongamento é comum pela manhã, quando é preciso fazer um transição da noite de sono para o despertar do dia.

Mas não é apenas pela manhã que espreguiçar ativa o corpo. Quem trabalha sentado já deve ter percebido que de tempos em tempos é preciso esticar os braços, as pernas, os ombros e as costas para sentir-se mais confortável.

Isso porque ficar sentado o dia todo é extremamente prejudicial. Há quem compare os malefícios dessa postura no trabalho aos de fumar. Um estudo da Escola Sueca de Esportes e Saúde apontou que ficar quatro horas seguidas com a bunda na cadeira faz com que o organismo envie para o cérebros sinais de perigo porque os genes que controlam o nível de gordura e açúcar simplesmente desligam.

espreguiçar istock getty images doutíssima
Espreguiçar o corpo a cada uma hora no trabalho traz diversos benefícios à saúde. Foto: iStock, Getty Images

 

10 motivos para se espreguiçar várias vezes ao dia

1. Pela manhã, o alongamento feito na cama mesmo acorda o corpo e ativa as funções dos órgãos internos, que estavam relaxando enquanto você dormia.

 

2. Esticar até o último dos músculos ajuda a relaxar o cérebro, reduzindo o estresse e a ansiedade.

 

3. Espreguiçar-se durante o dia corrige a postura e alivia a tensão muscular, principalmente na parte dos ombros e das costas.

 

4. Flexibilidade, estimulada com alongamentos, é tão fundamental quanto atividades cardiovasculares e treino de resistência para a manutenção da saúde a longo prazo.

 

5. Quando você se espreguiça, o cérebro libera endorfinas, melhorando o humor.

 

6. Alongar-se permite que o líquido que lubrifica as articulações consiga fluir melhor.

 

7. Dor de cabeça pode ser causada pela tensão na musculatura do pescoço e ombros. Ao relaxar essa parte com um alongamento, a dor vai embora.

 

8. Ativar todo o corpo depois de uma hora sentado. Isso deve ser feito a cada hora no trabalho.

 

9. Ao ativar o corpo, você ativa também a circulação. Quando ela flui corretamente, ajuda o organismo a prevenir-se de inúmeras doenças, inclusive diabetes.

 

10. Estimular a flexibilidade ao espreguiçar-se ajuda na prevenção de danos musculares ao praticar atividades físicas.

Corpo e saúde em dia garantem longevidade

Fazer atividades físicas diariamente ou em dias alternados é extremamente importante para a manutenção da saúde hoje e no futuro. O organismo humano não foi feito para ficar parado mas o estilo de vida atual e as condições de trabalho exigem muito tempo na mesma posição.

Quem passa o dia inteiro sentado na frente do computador deve levantar a cada hora para mexer o esqueleto. Em vez de mandar um e-mail para aquele seu colega do outro andar, que tal usar as escadas para ir até a mesa dele conversar pessoalmente?

Alimentação saudável também faz parte da manutenção da saúde e prevenção de doenças. Alimentos naturais, de boa qualidade e preparados adequadamente são garantia de ficar longe do uso de remédios.

Que tal dar uma esticadinha no corpo agora mesmo?

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 


DEIXE UMA RESPOSTA