Exercícios

Aprenda a fazer 5 exercícios de alongamento

Por Redação Doutíssima 11/06/2015

Exercícios de alongamento podem ser uma parte fundamental da sua rotina de atividade física. O alongamento é capaz de aumentar a flexibilidade e melhorar a amplitude de movimento das articulações. Antes de alongar, você deve aquecer com cinco a 10 minutos de atividade leve. Melhor ainda, porém, é reservar o alongamento para depois de um treino.

 

Benefícios dos exercícios de alongamento

Você sabia que o alongamento rotineiro é tão importante quanto o exercício regular? Um estudo da Louisiana State University revelou que através de um programa de exercícios de alongamento, é possível realmente melhorar o desempenho, tornando as pessoas mais fortes e aumentando a sua resistência.

exercicios de alongamento

Alongar os músculos pode ser importante para evitar dores musculares ou fadiga. Foto: iStock, Getty Images

O alongamento estático é capaz de reduzir a dor muscular após o exercício. Lento e gradual, ele envolve um alongamento controlado do músculo a partir de uma variação completa de movimentos realizados por 15 a 30 segundos.

 

Além disso, um programa de alongamento regular pode ajudar a tornar as atividades diárias mais fáceis e agradáveis, em razão do aumento da flexibilidade do corpo e da notável melhora da circulação de sangue para os músculos e as articulações.

 

Os exercícios de alongamento ajudam ainda a relaxar os músculos tensos, resultado do estresse. A sensação de relaxamento traz um significativo bem-estar e um alívio da tensão.

 

Como fazer uma série de exercícios de alongamento

O alongamento é uma ótima forma de manter o corpo em pleno funcionamento, principalmente se você não pode praticar outra atividade física. Por isso, vale a pena tirar alguns minutos do dia e fazer uma série de exercícios de alongamento.

É possível fazer alguns desses movimentos até mesmo durante seu expediente de trabalho. Veja quais são os exercícios de alongamento simples que você pode fazer:

 

1. Você pode alongar em pé ou sentado

Mantenha as costas alinhadas, em postura ereta. Então, cruze os dedos das mãos logo acima da cabeça, com as palmas viradas para cima. Agora, estique os braços até o quanto conseguir e mantenha a posição por cerca de 15 segundos.

 

2. Alongamento deitado

Deite-se de costas e leve seus braços, mãos e dedos esticados acima da sua cabeça. Então estire também suas pernas, e mantenha a posição por 20 segundos.

 

3. Alongamento deitado de costas

Deite-se de costas em uma posição confortável. Depois, dobre uma de suas pernas e leve o seu joelho de encontro ao peito, usando as mãos para ajudar a manter a posição. Mantenha por 15 segundos, e repita com a outra perna.

 

4. Alongamento na cadeira

Sentado em uma cadeira com os pés apoiados no chão, torça o tronco e gire os ombros para um lado. Você pode usar a cadeira de apoio, segurando-se para obter um alongamento mais profundo. Vá só até onde você se sinta confortável. Depois, gire o corpo para o outro lado.

5. Alongamento do antebraço

Ainda sentado, estenda o braço direito para a frente, na altura do ombro. Mantenha o cotovelo reto, segure sua mão direita com a sua esquerda, e dobre lentamente o pulso para trás até que você sinta um alongamento na parte inferior de seu antebraço. Mantenha a posição por 15 segundos. Alterne os braços e repita.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!