Filhos

Dia das Crianças: confira dicas para aproveitar a data

Por Redação Doutíssima 12/10/2015

O Dia das Crianças é a data mais esperada pelos pequenos. Além de ganhar presentes, eles sempre esperam uma programação especial. Por isso os pais devem estar preparados para proporcionar um dia incrível para eles. Algumas dicas podem ajudar a programar atividades que eles vão adorar.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente o Brasil possui mais ou menos 44,9 milhões de pessoas entre 1 e 14 anos de idade. Esse número foi obtido através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

dia das crianças doutíssima istock getty images

Maioria das crianças espera uma programação especial para curtir o Dia das Crianças. Foto: iStock, Getty Images

 

A celebração dos pequenos

Muitos imaginam que se trata de uma data apenas comercial, mas a verdade é que o Dia das Crianças foi criado no Brasil com um significado bastante especial. Nosso país sediou em 1923 o Congresso Sul-Americano da Criança e, em 1924, o então deputado Galdino do Valle Filho sugeriu um projeto de lei estabelecendo 12 de outubro como o Dia das Crianças.

 

Acontece que por muito tempo esse dia passou batido do cotidiano dos brasileiros. Foi apenas em 1955 que a data passou a ser comemorada – e aí sim ganhou a conotação comercial que tem hoje.

Nesse ano, a fabricante de brinquedos Estrela lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”, e o sucesso foi tão grande que chamou a atenção de outros empreendedores do segmento.

 

A partir daí ano, após ano, o Dia das Crianças passou a ser visto como aquele destinado a dar presentes aos pequenos. Porém, essa data é uma excelente oportunidade para também fazer programas diferentes e divertidos com a garotada – tudo isso sem gastar muito.

 

O que fazer no Dia das Crianças

Se você não está disposto a gastar muito, mas ainda assim não quer deixar essa data que para os pequenos é tão significativa passar em branco, há diversas opções de lazer bacanas e baratas. Confira abaixo.

 

1. Em casa

Você mora em um condomínio que possui áreas comuns de lazer, como pracinha ou piscina? Você mora em uma casa que possui um jardim com bastante espaço? Então para comemorar essa data de um jeito diferente não é preciso sequer se deslocar muito.

Prepare-se para fazer uma programação ao ar livre com as crianças nesses ambientes, que certamente elas ficarão muito felizes de poder dividir seu tempo com você.

 

2. Shoppings

Calma, você não precisa levar as crianças para fazer compras. O fato é que os shoppings hoje em dia estão cada vez mais populares, e muitos deles investem em programações especiais para os pequenos – muitas vezes de forma gratuita, inclusive.

Não é raro entrar nesses espaços e ver estandes montados com atividades relacionadas a determinado canal de televisão ou brinquedo específico. Consulte os shoppings próximos a você e veja o que eles estão preparando para a data.

 

3. Brincadeiras

Que tal tirar seu filho da frente dos eletrônicos no Dia das Crianças? Mostre para ele como você se divertia no passado, fazendo as brincadeiras que eram sucesso na sua época.

Por exemplo, se você morar em um condomínio é possível combinar com os outros pais e organizar um grande esconde-esconde ou um pega-pega para divertir e colocar a garotada para correr.

 

4. Cinema

Filmes como Hotel Transilvânia 2 e Peter Pan estarão em cartaz no Dia das Crianças. Levá-las ao cinema é uma boa opção, e como elas são estudantes é possível ainda obter um desconto na compra de ingressos. Certamente elas irão curtir bastante uma programação nesse estilo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!