Filhos

Dia das Bruxas: prepare jogos e brincadeiras para a data

Por Redação Doutíssima 15/10/2015

O Dia das Bruxas é comemorado em 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos. Esta festa já possui mais de 2000 anos de celebração e a tradição ganha cada vez mais força dentro do Brasil.

Como o Dia das Bruxas começou

A origem do Halloween, como é chamado esse dia nos países de língua inglesa, relembra uma antiga tradição celta, o Samhain, que marcava o início do inverno, o fim das colheitas e o começo do novo ano. 

dia das bruxas  istock getty images doutíssima

Tradição norte-americana do Dia das Bruxas ganha cada vez mais espaço no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Naquela época, as comemorações duravam três dias, coincidindo atualmente com as celebrações católicas da Vigília de Todos os Santos (31 de outubro), Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e Finados (2 de novembro). Nesse período, o povo acreditava que mortos, fantasmas e demônios circulavam livremente pelas ruas.

Na noite de 31 de outubro, eles decoravam as casas com enfeites assustadores para afastar os monstros que supostamente estavam passando pelo local. Naquele tempo, leite e comida eram oferecidos aos visitantes do além como uma oferta de paz, o que deu origem ao costume de pedir doces na data. 

 

Hoje em dia, as crianças visitam as residências sempre acompanhadas da pergunta divertida: doces ou travessuras”. O sucesso da tradição é tanto nos Estados Unidos que, no período, a venda de guloseimas rende cerca de US$ 2 milhões. 

No Brasil, o Dia das Bruxas começou a ser comemorado pela grande influência da cultura norte-americana no País. Os cursos da língua inglesa também possuem grande peso na divulgação da festa, por essa ser uma forma dos alunos vivenciarem tradições dos Estados Unidos.

No exterior, as pessoas se vestem para o Dia das Bruxas com todos os tipos de fantasias. De princesas a super-heróis. Já no Brasil, o costume é usar roupas assustadoras. Zumbis, noivas cadáver, bruxas, Frankstein e vampiros estão entre as mais procuradas.

As cores tradicionais dessas festas são o laranja e o preto. O verde e o roxo também são encontrados na decoração.

Brincadeiras para o Dia das Bruxas

Confira agora algumas sugestões de brincadeiras para aproveitar a data com a garotada:

 

1. Argolas no chapéu de bruxa

 

Faça com cartolina ou com um papel mais grosso vários cones em formado de chapéu de bruxa. Coloque-os em três fileiras e, com argolas, as crianças devem acertar o máximo de chapéus que conseguir. Estipule um mínimo de acertos e o ganhador ganhará doces.

 

2. Bola na boca da abóbora ou da bruxa

 

Faça em cartolina uma grande abóbora ou uma bruxa com a boca bem aberta em formato de O. Com bolinhas, as crianças devem acertar argolas nessa abertura. Estipule um mínimo de acertos e o ganhador ganhará doces.

 

3. Mumificar o amigo

 

Separe duas equipes ou faça duplas. Quem conseguir mumificar o colega primeiro será o vencedor. Vai ser necessário um rolo de papel higiênico por grupo. Uma dica é comprar o papel mais barato que encontrar porque, além de mais econômico, os mais baratos são mais grossos e não rasgam tão fácil.

 

4. Corrida das múmias

 

Depois que cada equipe transformar alguém em múmia, estabeleça um trajeto e faça uma corrida entre os dois. Quem atingir primeiro a linha de chegada, vence. O prêmio pode ser doces.

 

5. Pescando a maçã

 

Várias maçãs são colocadas dentro de uma bacia boiando e cada criança precisa tentar pegar as maçãs apenas com os dentes. Aposte em doces como prêmio para quem conseguir pegar uma ou mais maçãs.

 

6. Concurso de fantasia

 

Essa é uma brincadeira clássica do Dia das Bruxas. Faça um desfile com as melhores fantasias da festa e o vencedor pode ganhar um troféu engraçado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!