[the_ad_group id="16401"]
Filhos

Yoga para crianças: descubra as vantagens de praticar em família

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Não são somente os adultos que sofrem com a correria e o estresse do dia a dia. As crianças também convivem com situações semelhantes: pais ocupados, pressão na escola, mudança constante da tecnologia e aprender línguas, por exemplo. Nestes casos, o yoga para crianças pode ser o diferencial para encontrar a serenidade.

Yoga para crianças relaxa a garotada

O ritmo agitado da vida das crianças pode ter uma influência profunda em uma das características das crianças: a alegria. E essa não é uma mudança positiva. Uma nova e divertida forma para reduzir o estresse nos pequenos é a yoga para crianças, um método de relaxamento que a garotada vai adorar.

Yoga tem o poder de aproximar pais e filhos e estreitar os laços familiares. Foto: Shutterstock

Yoga tem o poder de aproximar pais e filhos e estreitar os laços familiares. Foto: Shutterstock

Yoga para crianças contra o sedentarismo

Além de proporcionar relaxamento, a yoga para crianças é um exercício, o que pode afastar o seu filho do sedentarismo. A yoga para crianças melhora a autoestima e a consciência corporal, mas, diferente de outras atividades, não é competitiva.

A ideia que se passa às crianças é de cooperação e não de competitividade. Porém, os maiores benefícios que podem ser vistos é o aumento da flexibilidade e da coordenação motora, além do poder de concentração, através da meditação. Estes pontos são cruciais no desenvolvimento das crianças.

A prática das posturas de yoga para crianças se inicia a partir dos 3 anos de idade e pode ser seguida até a adolescência. Além dos exercícios adaptados de postura e respiração, uma aula de yoga para crianças possui outros tipos de linguagem através de histórias, jogos e música, tudo o que a criançada mais gosta. Estes benefícios são elevados quando a prática da yoga para crianças é feita com toda a família.

Yoga para crianças aproxima a família

A yoga para crianças, quando praticada em família, pode estreitar os laços familiares. Além disso, pais e filhos podem aprender juntos o fortalecimento da verdade, a autodisciplina e a simplicidade que não fundamentais na filosofia yogue.

Outros benefícios estão no desenvolvimento da comunicação, pois familiares e a própria criança se sentem mais confiantes ao seguir uma mesma filosofia. Que tal começar agora mesmo a desfrutar dos benefícios da yoga para crianças com seu filho e ainda passar momentos agradáveis com ele? Basta encontrar um lugar tranquilo.

Posturas da yoga para crianças

Explique para o seu filho o que é a yoga e como vocês podem se divertir ao imitar algumas posições com nomes de animais. Também é importante dizer o quanto é importante a concentração durante os exercícios. Lembre seu filho de respirar profundamente pelo nariz. Segure as posições durante duas a cinco respirações. Confira algumas posturas da yoga que vocês podem fazer em casa:

1. Tadasana: de pé, procurem deixar os dois pés juntinhos e levantem os dedos para cima. Depois coloquem seus ombros para trás e as mãos na barriga. Faça 5 respirações profundas e sinta o movimento delas na barriga.

2. Pose do avestruz: de costas um para o outro, afastem os pés. Depois, é necessário inspirar e depois soltar a respiração e os braços até que toquem o chão. Assim, vocês podem se ver por entre as pernas. Pergunte para o seu filho o porquê do nome desta postura. A resposta é: avestruzes dormem com a cabeça enterrada no chão.

3. Pose do sapo: os pés devem ficar na altura do quadril. Agora, dobre os joelhos e coloque as mãos no chão. Depois, segure a mão do seu filho e deitem a cabeça para trás.

4. Pose da borboleta: sente-se de frente para o seu filho, juntando as solas dos pés, formando uma borboleta. Entrelace os dedos das mãos e coloque sobre a ponta dos pés. Estique-se e respire fundo. Depois, que tal, mexer as pernas?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

6 Dicas para ser uma pessoa mais positiva

Psicólogos explicam e dão dicas sobre como educar as crianças corretamente e sem traumas

20 Maneiras simples de ser feliz

Pessoas felizes reduzem risco de morte em até 35%, diz estudo. A felicidade é a chave para viver mais

Seja uma pessoa melhor com a ajuda da psicologia. Aprenda como transformar alguns defeitos em qualidades e viva mais feliz

5 Alimentos que te deixam mais feliz

Envelheça bem: centenários são mais felizes


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]