Qualidade de vida

Aprenda a conviver bem com os vizinhos e a evitar incômodos

Por Redação Doutíssima 30/10/2015

E quem, depois de um dia longo de trabalho e tarefas domésticas, não teve que lidar com vizinhos que fazem barulho fora do horário permitido ou recomendado? Seja em condomínios ou não, conviver não é fácil, mas é possível e, em muitos casos, necessário.

Barulho fora de horário estão entre situações que provocam indisposição entre vizinhos. Foto: Shutterstock

Barulho fora de horário está entre as situações que provocam indisposição entre vizinhos. Foto: Shutterstock

 

Conflitos entre vizinhos: hasteie a bandeira branca

Veja a seguir algumas situações que provocam indisposição entre vizinhos na maioria dos casos e saiba como agir.

 

Barulho fora do horário

 

Hora de descanso é hora de descanso. Respeitar o horário estipulado para que seja feito silêncio é o primeiro passo para conviver bem. O descumprimento dessa regra gera muitos conflitos desnecessários. Se coloque no lugar do outro: como você se sentiria? 

 

Animais de estimação

 

Os animais de estimação estão entre os motivos que provocam discussões e desconfortos entre os vizinhos. Se o local onde você mora permite animais de estimação, fique atento ao passear com seu pet nas áreas comuns. Se o seu bichinho for um cachorro, ele pode estranhar os outros moradores do lugar e vir a causar acidentes. Use guia e coloque focinheira no seu pet.

 

Outro problema ocasionado pelos animais de estimação e descuido de seus donos ocorre quando os pets fazem suas necessidades em lugares impróprios, espaços que outros moradores utilizam. Se for passear com seu bicho, leve uma sacola para colocar os dejetos e uma pá pequena para juntá-los.

 

Etiqueta no elevador

 

O elevador é um lugar comum, por esse motivo é muito provável que você encontre seus vizinhos nesse ambiente. Não circule sem camisa. Cumprimente as pessoas que estiverem nesse lugar. Esses gestos mínimos de educação evitam muitos conflitos.

 

Espere o elevador ficar vazio para descer com seu animal de estimação, caso ele seja de porte grande.

 

O porteiro

 

O porteiro é um funcionário do condomínio. Não peça para esse funcionário sair do seu posto para fazer alguma tarefa para você. Esse tipo de afastamento pode colocar em risco a segurança do prédio ou condomínio.

 

Garagem

 

Lembre-se que a garagem não é autódromo. Por isso, ande dentro dos limites de velocidade. Ao estacionar fique atento ao carro ao lado. Se, por acidente, arranhões acontecerem, deixe um bilhete com seu número de telefone. Não esqueça que os condomínios, em sua maioria, têm câmeras de segurança. Portanto, assuma a responsabilidade pelos seus atos.

 

Piscina

 

Evite correr em volta da piscina e dar saltos que molhem as pessoas que estão ao redor.

 

Fofocas

 

Fique longe das fofocas, independente se for homem ou mulher. Se o vizinho respeita as normas e nenhum tipo de agressão está acontecendo nesse ambiente, o que ele faz dentro da própria casa não diz respeito a você. Respeite o espaço do outro.

 

Regras servem para todos

Regras foram feitas para serem cumpridas por todos. Cada condomínio cria as suas próprias regras de convivência, mas já consta no Código Civil algumas leis sobre inadimplência, obras, direitos e deveres dos condôminos e vagas e partes comuns. Fique atento aos seus direitos e deveres.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!