Estética

Máscara para dormir ajuda a melhorar o sono e relaxa os olhos

Por Redação Doutíssima 19/08/2015

A insônia é um problema que afeta milhões de pessoas, e uma máscara para dormir pode ser uma solução simples e bastante eficaz. Não importa se você está dormindo em casa ou na estrada, ela é feita para bloquear a luz indesejada e ajudar na produção de melatonina, um hormônio que auxilia seu corpo a relaxar naturalmente.

 

A grande questão é descobrir qual máscara para dormir é melhor para você. Uma série de fatores entra em jogo quando se tenta decidir.

mascara para dormir

Além de ajudarem a dormir melhor, as máscaras para dormir atenuam as olheiras. Foto: iStock, Getty Images

 

Máscara para dormir realmente ajuda?

Muitos de nós não têm a quantidade e a qualidade de sono recomendadas todas as noites. Isso pode não só afetar nossos corpos fisicamente, mas também nossas funções cerebrais, retardando a produtividade no trabalho e, até mesmo, diminuindo habilidades de tomada de decisão.

 

A máscara para dormir é uma forma acessível e natural para ajudar a adormecer mais rápido. Um estudo de 2010, publicado pela BioMed Central Ltda., analisou pacientes na UTI para determinar se o uso de máscaras de sono seria benéfico para eles. Esses pacientes, muitas vezes, não conseguiam dormir devido a luzes brilhantes e ruídos altos no local.

 

Eles descobriram que não só a máscara de dormir bloqueia a luz e promove o sono saudável, como também resultou em um aumento dos níveis de melatonina noturno.

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo cérebro que regula os ciclos de sono-vigília internos do seu corpo. A escuridão sinaliza o corpo para produzir mais melatonina, e a máscara de dormir é útil para criar esse efeito.

 

Esse mesmo estudo ainda descobriu que o uso de uma máscara para dormir pode aumentar o tempo que passamos em sono profundo. Quase todas as pessoas que não conseguem dormir bem têm sono leve, dificultando a recuperação física do corpo.

 

Tipos de máscara para dormir

As máscaras para dormir podem trazer benefícios adicionais. As feitas com gel são ótimas para quem deseja dormir e cuidar da beleza. Basta colocá-la na geladeira por 45 minutos e você terá terapia fria para terminar com olheiras e aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Para a terapia quente, coloque-a em água morna.

 

As ervas têm sido usadas há séculos para tratar vários problemas. Se você não está propenso a alergias e deseja promover um sono profundo, calmo ou reconfortante, é possível optar por uma máscara para dormir aromática.

Em lojas de produtos naturais, você encontrará muitos tipos, feitas com diversos tipos de ervas. Algumas delas possuem um bolso na parte da frente para inserir um saquinho de chá, como lavanda e camomila, que ajudam no sono profundo.

 

Se as máscaras para dormir são incômodas para você, hoje em dia já é possível conseguir modelos mais anatômicos, que também anulam qualquer tipo de luminosidade. Por isso, vale a pena experimentar.

 

Importância do sono da beleza

O sono de beleza é real. A pele usa esse período para curar-se dos danos do dia. Quando você dorme o suficiente, ela tem a chance de melhorar. A falta de sono é capaz de levar ao estresse, que provoca espinhas e cravos, mesmo em adultos. Além disso, uma noite relaxante favorece o fluxo sanguíneo saudável para sua pele.

 

Se você sente dificuldades para dormir, procure tomar um banho morno antes de deitar, a fim de elevar a temperatura do corpo.

A tendência é que você comece a se sentir sonolento quando a temperatura corporal começar a cair. Agora é só colocar a sua máscara de dormir, relaxar e aproveitar a noite.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros