Amor e Sexo > Relacionamento

Cabeça-dura: confira dicas para conviver com quem é teimoso

Por Redação Doutíssima 30/10/2015

Você já deve ter se deparado com uma pessoa cabeça-dura. É possível encontrá-las em toda parte: casa, roda de amigos ou trabalho. Como elas são totalmente inflexíveis, o relacionamento muitas vezes torna-se difícil – e em alguns casos, até mesmo impossível. Para preservar uma boa relação, é necessário saber lidar com essas situações e evitar confrontos.

 

Como identificar um cabeça-dura

Cabeça-dura é alguém que se recusa a mudar de ideia sobre algo – e também a explicar o motivo da resistência. Acontece que nem sempre ela é teimosa por natureza, mas apenas em algumas situações que são capazes de desencadear esse comportamento.

cabeca-dura-doutissima-istock-getty-images

Confrontar pessoas teimosas nem sempre é o melhor caminho para resolver discordâncias. Foto: iStock, Getty Images

 

Determinadas pessoas muitas vezes pensam que se outras não concordam com elas, tornam-se sem importância. Elas acabam se identificando com suas próprias ideias e sentem sua identidade ameaçada quando há opinião divergente. Há aquelas ainda que manifestam certas opiniões de forma irredutível apenas para atrair a atenção dos outros – ainda que no fundo saibam do equívoco de seus pensamentos.

 

É possível também que uma pessoa teimosa se recuse a mudar de ideia em razão de timidez ou alguma outra razão poderosa. De toda forma, independentemente da razão, os teimosos existem e é preciso aprender a lidar com eles.

 

Como lidar com quem não dá o “braço a torcer”

Para aqueles que convivem com alguém cabeça-dura, a primeira coisa a ter em mente é que o confronto nem sempre é o melhor caminho. Psicólogos do HP’s Social Computing Research Group descobriram que a teimosia aumenta quando uma pessoa diz que você está errado.

 

Os resultados mostraram que a forma mais eficaz para reverter esse quadro é fazer apenas uma pequena pressão – e não partir para um confronto feroz de ideias. Além disso, algumas dicas são bastante úteis nesses casos. Confira:

 

– Trate-o com paciência: não se irrite

 

Lidar com pessoas teimosas é um desafio, mas perder o controle alimenta ainda mais a teimosia. Com paciência é possível apresentar seu lado da história e ouvir outras opiniões em troca. Em vez de uma batalha de vontades, haverá um fórum aberto e será muito provável que o assunto termine de forma positiva para ambas as partes envolvidas.

 

– Seja flexível

 

Uma pessoa pode ser teimosa porque está defendendo suas ideias. Lidar com pessoas assim pressupõe bastante flexibilidade. Por exemplo, se ela deseja comer em um restaurante italiano e isso não é um problema para você, considere a opinião. Dessa forma você estará dando um bom exemplo e garantindo que ela seja capaz também de considerar a sua ideia em uma próxima oportunidade.

 

– Evite ser precipitado

 

Pessoas teimosas são geralmente muito sensíveis. Por isso, é preciso um pouco de cuidado com o que se fala. Reagir negativamente às ideias delas só vai colocá-la em uma situação ainda mais difícil. Caso a pessoa não esteja exatamente correta, evite acabar com a proposta em poucas palavras. Primeiro diga algo positivo, e depois mencione que se a situação fosse um pouco diferente você consideraria a opinião dela.

 

Tenha em mente que lidar com pessoas teimosas é mais ou menos como tentar se dar bem com as crianças. Muitas vezes, você precisa deixá-las fazer à maneira delas, e em outras situações é necessário direcioná-las com algum cuidado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!