Dica do Nutricionista

Leite vegetal: conheça esta alternativa ao leite de vaca

Por Redação Doutíssima 01/03/2015

Quem já não ouviu falar sobre o leite vegetal? Opção saborosa e nutritiva, chega como alternativa ao leite de vaca, especialmente para as pessoas que precisam substituir o leite de vaca pela intolerância à lactose ou pela dieta vegetariana. Nesta bebida que pode ser feita em casa, encontra-se um substituto vegetal tão gostoso quanto a sua versão animal.

As receitas do leite vegetal podem ser feitas à base de vários vegetais, como amêndoas, arroz, soja, aveia e noz. Além de algumas opções poderem ser feitas em casa, estão cada vez mais comuns nas prateleiras dos supermercados.

 

leite vegetal

Leites feitos com arroz, amêndoas ou aveia ajudam a substituir o leite de vaca. Foto: iStock, Getty Images

 

A alternativa da bebida vegetal proporciona um leite isento de proteínas complexas, proporcionando facilidade na digestão, mesmo para aquelas pessoas que não possuem intolerância ao leite comum.

Entretanto, o leite vegetal não tem o cálcio oferecido pela bebida animal. Por isso, é importante compensar a alimentação com vegetais verde-escuros (brócolis ou couve), ricos em cálcio.

Receitas do leite vegetal com amêndoa e aveia

Confira opções do leite para preparar em casa.

 

1. Amêndoa

Com boa concentração de magnésio e fonte de ômega-3, além de selênio, antioxidantes e vitamina E. Tem sabor adocicado e apresenta em média 110 calorias por copo de 200 ml.

É feito com 1,5 xícara (chá) de amêndoas de molho em quatro xícaras (chá) de água durante oito horas. Descartado o líquido, o restante é batido no liquidificador e peneirado por duas vezes em um filtro de pano.

2. Aveia

O leite vegetal de aveia não tem mistério nenhum para preparar. É necessário apenas uma peneira e um liquidificador. Para preparar, bastam duas xícaras (chá) de aveia em flocos Orgânica e três xícaras (chá) de água mineral ou filtrada.

Para preparar, coloque a aveia de molho na água por 10 minutos e em seguida bata tudo no liquidificador. Coe e leve para a geladeira. A bebida dura até três dias. O leite de aveia é rico em fibras, isento de colesterol e lactose, contém vitamina E, ferro etc.

Receitas de leite vegetal com inhame  e arroz

Conheça outras opções para preparar em casa.

3. Inhame

Para obter o leite vegetal de inhame, basta cozinhar um inhame orgânico com casca. Após o cozimento, descasque e bata com uma ou duas xícaras de água. Em seguida, coe e coloque em uma jarra ou garrafa de vidro.

Rico em amido e fibras, o inhame é depurativo, desintoxicante e fortalece o sistema imunológico. Também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e as taxas de colesterol. Além disso, é importante para a digestão e funcionamento dos intestinos.

4. Arroz

Para produzir o leite de arroz, junte duas xícaras de arroz orgânico, sem lavar; 10 xícaras de água mineral ou dois litros e meio; meia colher de chá de sal; meia fava de baunilha ou uma canela em pau.

Leve tudo ao fogo por exatos 15 minutos. Bata tudo no liquidificador, ainda quente, no modo pulsar, por três vezes para evitar que se transforme em uma papa. Passe na peneira, mexendo o arroz devagar, somente para extrair o líquido. Leve à geladeira em um recipiente de vidro.

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